No Brasil, secretário de Defesa dos EUA diz que democracia ‘é símbolo das Américas’, mas que China a ameaça na região; Discurso tenta frear ímpeto golpista do presidente Jair Bolsonaro

Nesta terça-feira (26/07/2022), o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd J. Austin, afirmou em Brasília que “a democracia é o símbolo das Américas” e que as nações do continente compartilham valores comuns, tais como “compromisso com o Estado democrático de direito” e “devoção à democracia”, segundo o UOL.

“Democracia é o símbolo das Américas e acreditamos que todo o hemisfério Sul pode ser seguro, próspero e democrático”, disse.

Austin discursou durante a 15ª Conferência de Ministros de Defesa das Américas, realizada na manhã desta terça-feira (26/07/2022) na capital federal.

O anfitrião do evento é o ministro da Defesa (PL), general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira. Austin destacou que Brasil, Estados Unidos e os demais países do continente são “conectados não apenas pela geografia, também pelos interesses e valores em comuns”.

“À medida que aprofundamos nossas democracias, cada vez mais aprofundamos também a nossa segurança”, acrescentou.

Sem clarear o raciocínio com detalhes, Austin disse ainda que a estabilidade democrática na região estaria eventualmente ameaçada pelo “esforço da China para obter influência”. Segundo ele, “poderes estão trabalhando para desestabilizar regras” e convenções do “direito internacional”, de acordo com a mídia.

A CMDA foi criada em 1995 para “promover o conhecimento recíproco, a análise, o debate, a troca de ideias e de experiências na área da Defesa e da Segurança”. A escolha de um país-sede é feita cada dois anos, de forma alternada entre as 34 nações-membros.

*Com informações da Sputnik Brasil.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading