Dentistas da rede municipal de saúde são capacitados para o atendimento de pessoas com doença falciforme. Os profissionais foram atualizados sobre os protocolos de atendimento a este público. A iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ocorreu na última quarta-feira (20/07/2022), em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).
De acordo com o presidente da Associação Feirense de Pessoas com Doenças Falciforme (AFADFAL), Fabrício Cabral, esse é um grande passo para garantir maior qualidade no atendimento desse público.
“A maioria das crises das pessoas com doença falciforme se dá por infecção, sendo um dos principais fatores relacionadas à saúde bucal. Dessa forma nos articulamos junto à coordenação odontológica da Secretaria de Saúde para buscar uma solução para esse problema”.
Palestrante do evento, o cirurgião dentista Thiago Novaes destacou que a anemia falciforme é a doença genética com maior incidência no Brasil. “Na Bahia há praticamente um caso da doença para cada 600 nascimentos, por isso trouxemos essas informações e de qual forma o profissional pode auxiliar e ajudar o paciente portador da doença falciforme”.
Em Feira de Santana, os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) realizam uma média de 3 mil atendimentos por mês. As duas unidades funcionam nos bairros George Américo e Centro, próximo à Praça Tiradentes (também conhecida como Praça do Gastão), de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas.
Entre as especialidades estão: cirurgia oral, exodontia, endodontia (canal), periodontia, estomatologia (diagnóstico de câncer de boca e biópsias em geral), colocação de prótese e atendimento a pacientes especiais – com câncer, paralisia cerebral e sindrômicos.
Para ser atendido, o usuário deve passar por uma consulta odontológica nas Unidades de Saúde da Família (USF), Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou Policlínicas, para avaliação da necessidade ou não de atendimento especializado, feitos através da ficha de referenciamento.
De acordo com a chefe da Divisão Odontológica, Maria Cristina Rosa, o principal objetivo da capacitação é desburocratizar o atendimento do paciente que seja portador da anemia falciforme. Além da capacitação, foi elaborado um manual de acordo com as normas prescritas pelo Ministério da Saúde, que será distribuído em todas as unidades de saúde do município.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




