Pela primeira vez em Salvador, o harmonista, multi-instrumentista e compositor Otavio Castro realiza na Varanda do Sesi, em Salvador, o show de lançamento do seu quinto disco, “Dale!”. A apresentação acontece no dia 24 de agosto de 2022, às 22 horas. Natural do Rio de Janeiro, Otavio é um dos mais importantes harmonicistas do país, reconhecido internacionalmente e responsável pelo desenvolvimento de técnicas inovadoras sobretudo na harmônica diatônica, instrumento popularmente conhecido como a “gaita de blues”.
No palco, Otavio Castro terá o luxuoso acompanhamento dos músicos Odílio Saminez (bateria), Rodrygo Besteti (guitarra), Fabio Cavallieri (baixo), além da participação especial de Julio Rêgo, harmonicista de Aracaju. Com direção artística de Zeca de Abreu, o show traz no repertório canções do álbum “Dale!” e sucessos que atravessaram toda sua discografia, além de clássicos da música instrumental jazzística nacional. “Nesse show apresento as minhas composições que considero mais relevantes. Músicas dos álbuns Promessa, Bom Retiro, Natiumbi, Intensidade, e do disco mais recente, Dale!. É, na verdade, a parte mais importante da minha construção estética a partir dos estudos do cromatismo na harmônica diatônica”, conta Otavio.
Além da gaita de blues, a harmônica diatônica, Otavio leva ao show a harmônica baixo, instrumento diferente, grande e inusitado, cujo som peculiar ajuda a colorir o repertório original rico em ritmos, harmonias e muita improvisação. O artista define a apresentação como “um clima jazzístico brasileiro que revela uma inusitada montanha-russa de acordes encarada por instrumentos de sopro nada usuais”. Aproveitando a passagem por Salvador, além do show na Varanda do Sesi, Otavio realiza um intercâmbio com músicos baianos da Associação Jazz Na Avenida.
Com alunos e discípulos em diferentes partes do Brasil e do mundo, Otavio Castro tem popularizado um novo jeito de encarar a gaita diatônica, instrumento originalmente projetado para se tocar numa única tonalidade. Ao aprofundar o estudo e a prática com o instrumento, percebeu que poderia alcançar todas notas da escala cromática num instrumento teoricamente limitado e, inspirado nos ensinamentos do gaitista norte-americano Howard Levy, inaugurou um movimento de revisão do instrumento conhecido como “cromatismo na harmônica diatônica”.
“A gente está diante de uma mudança de paradigma, um jeito novo de lidar com o instrumento, um jeito que nasceu no Brasil, inspirado nas lições de Howard Levy, gaitista que popularizou os famosos overblows e overdraws”, conta Otavio, lembrando que muitos dos novos conhecimentos na área estão divulgados apenas em língua portuguesa. “Tem gente na Arábia, Polônia, Irlanda, França, Alemanha e em diversos outros países aprendendo um pouco de português para acompanhar esse movimento que acontece basicamente na internet em lives que passei a promover no período crítico da pandemia”, relata o artista, que mantém o canal OCHARMONICA no Youtube onde, além de divulgar vídeos de shows, compartilha aulas, exercícios e experimentos, convidando outros gaitistas para conversas.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




