Celebrando o primeiro aniversário de fundação, a Pé de Erê Produções estreia o espetáculo ‘Memórias Povoadas’ nos dias 10 e 11 de setembro de 2022, no Teatro Makota Valdina (antigo Teatro XVIII, Pelourinho, em Salvador), levando para o palco temas relacionados ao universo feminino negro, evocando ancestrais recentes e questionando visões estereotipas das mulheres negras. Os ingressos estão à venda no Sympla (serviço abaixo), custando R$20 (inteira) e R$10 (meia-entrada – mulheres negras terão direito à meia). No primeiro dia a peça começa às 18 horas, no segundo, às 17 horas. Antes, no dia 3 de setembro (sábado), haverá uma pré-estreia para convidados no Terreiro Abassá de Ogum (Itapuã), dia do aniversário de Jaciara de Oxum, Ialorixá da casa.
O espetáculo é dirigido por Cássia Valle, com co-direção e direção musical de Cell Dantas e Rafa Martins na assistência de direção. “Até onde é saudável estar sempre pronta para a luta? A visão estereotipada de que mulheres pretas são fortalezas prejudica a saúde mental dessas mulheres e as mantém na base da pirâmide social, afinal ‘elas aguentam’. É negado o direito à fragilidade, à desistência. Elas precisam ser o tempo inteiro fortes para aguentar o que vem da sociedade, da família, de companheiros/as e de si mesmas”, questiona Cássia. O elenco conta com Andréia Anjos, Anne Cardoso, Cilene Ribeiro, Luane Souto, Rool Cerqueira, Tayná Gomes, Tainá Olukawe e Vitória Muniz.
Inspirado no conceito de Teatro Instalação, na peça imagens e arte cênica são bases complementares da composição artística, resultando em uma experiência interativa onde as pessoas são convidadas a construírem as suas próprias narrativas. Em Memórias Povoadas, o público experimentará a diluição das fronteiras entre começo, meio e fim de espetáculo. O texto foi criado coletivamente, a partir de uma oficina de escrita criativa promovida pelo grupo.









