As gestões de Jaques Wagner e Rui Costa conseguiram aumentar a nota do IDEB para o Ensino Fundamental II em 102%. O dado foi divulgado pelo INEP nesta sexta-feira (16/09/2022) e o resultado é o melhor da série histórica. Quem estava à frente da Educação no governo Rui era o agora candidato ao governo do estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, que deixou o cargo para dar início a disputa eleitoral.
Os aliados petistas acreditam que a divulgação dos resultados educacionais joga luz sobre a tática da oposição, encabeçada pelo também candidato ao governo do estado, ACM Neto (União Brasil), de emplacar uma narrativa falsa para tentar manchar o trabalho de Jerônimo na pasta.
“Contra fatos não há argumentos. Os números falam por si só. A oposição tenta a todo o momento manchar a gestão de um professor, um gestor que conhece a realidade da sala de aula. Um homem que trabalhou na construção de novas escolas, na formação e capacitação de professores. É uma narrativa adotada por um grupo que vê o desespero bater à porta, já que as pesquisas mostram que Jerônimo caminha em direção à vitória”, disse o deputado federal Joseildo Ramos (PT).
Além do Ensino Fundamental, o Ensino Médio também avançou durante as duas gestões petistas. O crescimento da nota desse nível de ensino foi de 30%. O INEP também divulgou nesta sexta, que seguindo uma rota contrária, a rede pública de Salvador apresentou uma queda no desempenho dos anos finais do Ensino Fundamental.
O IDEB foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados do fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O índice também é importante condutor de política pública em prol da qualidade da educação.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




