Casa do Rio Vermelho celebra primavera 2022 com reinauguração de jardim; Prefeitura de Salvador e Instituto de Biologia da UFBA firmam parceira

Um roteiro que vai do Rio Vermelho até o Comércio pode render, além das paisagens mais bonitas da cidade, uma imersão na produção cultural e artística de Salvador. Cinco equipamentos culturais da Prefeitura de Salvador, gerenciados pela Via Press, estão neste circuito e apresentam programação especial para a semana: A Casa do Rio Vermelho (Rua Alagoinhas), Espaço Pierre Verger de Fotografia Baiana e Carybé das Artes (Porto da Barra), Casa do Carnaval da Bahia (Pelourinho) e Cidade da Música da Bahia (Comércio).

O jardim que margeia a Casa do Rio Vermelho e guarda as cinzas dos escritores Jorge Amado e Zélia Gattai vai ser reinaugurado nesta terça-feira (20/09/2022), após uma parceria feita pela gestão do espaço com biólogas da Universidade Federal da Bahia. A ação possibilitou que fossem catalogadas algumas plantas, um trabalho de identificação das espécies botânicas que teve à frente as professoras Lenise Guedes e Nádia Roque, do Instituto de Biologia da UFBA, em uma parceria com o herbário Alexandre Leal Costa.

O jardim passa a contar agora com placas com informações básicas sobre as espécies, bem como QR Codes que irão levar para conteúdos com curiosidades, histórias e receitas envolvendo essas plantas. Também nesta terça, às 14h, o público poderá ver a montagem O Gato Malhado e a Andorinha Sinha, adaptada do livro homônimo de Jorge. Além disso, desta terça até domingo (25), duas visitas guiadas acontecerão por dia no novo jardim, às 11h e às 15h. Na quarta (21), o memorial estreia o projeto Poesias na Primavera, com leituras de poesias no jardim da casa. Dando as boas-vindas à estação, na quinta (22) a Casa do Rio Vermelho e a Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (SECIS) irão distribuir mudas de plantas aos visitantes. Na sexta-feira (23), Nadia Roque comanda o Papo de Jardim, contando um pouco das histórias por trás das espécies de plantas presentes na casa. No sábado (24), o projeto de contação de histórias, Histórias da Vovó, traz ao público o “Pipistrelo das mil cores”, um conto ecológico escrito por Zélia Gattai – uma opção do final de semana para o público de todas as idades. Encerrando a semana, no domingo (25), o roteiro Caçadores de Sapo apresenta o acervo de sapos artesanais da casa, colecionados por Jorge e Zélia. Terça a domingo, das 10h às 18h. Entrada até 17h.

Casa do Carnaval da Bahia

Para um roteiro de arte, cultura e entretenimento no Centro Histórico de Salvador, a Casa do Carnaval da Bahia estreia programação especial nesta semana, começando terça-feira (20/09/2022) com “Flores do Carnaval” – uma visita mediada temática pela casa, inspirada nas trajetórias das mulheres que marcaram o Carnaval de Salvador. A ação acontece até domingo (25), sempre às 14h. Na quinta-feira (22), às 17h acontece mais uma edição do Mete Dança no Pôr do Sol, uma aula aberta de dança no terraço da Casa. No domingo (25), às 11h, a casa conta na programação com a oficina de oratórios de Cosme e Damião, mostrando a força das festas populares por aqui. Terça a domingo, das 10h às 18h.

Cidade da Música da Bahia

No mês em que comemora o primeiro aniversário, a Cidade da Música da Bahia apresenta, nesta semana, um calendário diverso que conta com bate-papos, apresentação musical e oficina. Hoje, às 15 horas, acontece a Vivência Percussiva com Luizinho do Jêje. Sexta-feira (23/09/2022), às 11h, a Camerata Opus Lumen, da Orquestra Sinfônica da Bahia, se apresenta no local. Às 15h o historiador Rafael Dantas visita a Cidade da Música da Bahia e participa de um bate-papo sobre a história do espaço e da música baiana. Domingo (25) o local sedia, às 14h, uma oficina de instrumentos de sucata.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading