Parte da história pessoal e profissional da professora Ana Angélica Vergne de Morais está sendo contada em uma exposição no hall da Biblioteca Central Julieta Carteado, na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). A mostra, que tem o objetivo de compartilhar o trabalho da docente com a comunidade acadêmica, fica aberta ao público até o dia 19 de outubro de 2022. São livros, fotos, painéis, placas comemorativas e prêmios que contam momentos da trajetória de Ana Angélica. A curadoria é da historiadora e servidora da Uefs Cristiana Barbosa.
A abertura da exposição ocorreu na manhã da quinta-feira (15/09/2022) e contou com a presença do reitor da Uefs, Evandro do Nascimento, da vice-reitora, Amali Mussi, da chefe de gabinete, Taíse Bomfim, além de servidores. “É sempre bom ter momentos em que registramos e fortalecemos a memória das pessoas que deram grandes contribuições para a Uefs. A professora Ana Angélica é uma das fundadoras desta instituição e muitas pessoas que vieram como fundadores tinham o desafio de construir uma universidade totalmente nova, a primeira universidade pública do interior da Bahia”, afirmou o reitor.
A primeira edição da exposição em homenagem à professora Ana Angélica fez parte da programação da 15ª edição da Feira do Livro / Festival Literário e Cultural de Feira de Santana (Flifs) e ficou em cartaz no Sesc Centro. “Uma homenagem desse porte é necessária para manter viva a memória, a história e as contribuições que a professora Ana Angélica deixou. Esse espaço na biblioteca vai oportunizar que outras pessoas possam conhecer um pouco mais da história da professora”, destacou a pró-reitora de Extensão da Uefs, Rita Brêda.
Os itens expostos são do acervo pessoal da família da homenageada que foi representada no evento desta quinta-feira por Sandra Vergne de Morais, nora de Ana Angélica. “Quem conviveu com ela sabe o quanto era importante a educação e a leitura. Ela dizia que era um prazer. Ela se divertia e vivia intensamente a sala de aula, o núcleo de leitura e a Flifs”. Ana Angélica Vergne de Morais foi mestra em Literatura e Cultura Brasileira e desenvolveu várias atividades técnico-científicas e de pesquisas na área da literatura. Sempre foi atuante na Flifs participando, inclusive, como integrante da comissão organizadora do evento desde a primeira edição. A docente faleceu em janeiro deste ano.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




