ONU quer “transformação para pessoas e o planeta” durante 77ª Sessão da Assembleia Geral

Nesta terça-feira (13/09/2022), teve início na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, a 77ª. Sessão da Assembleia Geral. A partir de 20 de setembro de 2022, durante uma semana, acontecem eventos de alto nível com a participação de chefes de Estado e de governo de todo o mundo.

Falando sobre os objetivos do novo ciclo, o presidente do órgão, Csaba Korosi, disse que pretende aplicar as grandes capacidades dos Estados-membros para que sejam encontradas soluções sistêmicas necessárias para transformar o mundo.

Solidariedade

O lema da Presidência na 77ª. Sessão da Assembleia Geral é “Soluções por meio da solidariedade, sustentabilidade e ciência”.

Em discurso, o secretário-geral António Guterres disse que tais ingredientes são essenciais quando o mundo que aborda desafios partilhados e cria soluções comuns por um futuro melhor e mais pacífico. Ele ressaltou que a ONU atua em realidade marcada pelo perigo na missão de fazer avançar a paz, os direitos humanos e o desenvolvimento.

Guterres mencionou desafios como conflitos, mudança climática, crise financeira em países em desenvolvimento, pobreza, desigualdade, fome, divisões e falta de confiança. Para que sejam mais bem atendidos, ele defende que haja solidariedade entre as nações.

O chefe da ONU disse que a organização é a casa da “cooperação global” e a Assembleia Geral o que dá vida a essa colaboração.  António Guterres alertou que os meses adiante continuarão “testando a força e a durabilidade do multilateralismo que a ONU representa”.

Debate, deliberação e diplomacia

Para que sejam encontrados consensos internacionais, o secretário-geral observou que o mundo deve continuar usando o que chamou “ferramentas” do debate, da reflexão e da diplomacia para a paz.

Csaba Korosi disse que a nova sessão inicia num momento marcado por divisões geopolíticas cada vez maiores e incerteza prolongada. Ele destacou que, embora a realidade seja mais gerenciável, a pandemia continua causando danos.

Fatores como insegurança alimentar aguda, alta de preços da energia e interrupções na cadeia global de suprimentos levarão a escassez de alimentos para os que já enfrentam a situação, aliada à inflação recorde.

Quanto aos conflitos, o presidente da Assembleia Geral destacou que a atual escala cria agitações humanitárias não vistas desde a 2ª. Guerra Mundial, o que testa as instituições.

Ao comentar particularmente a realidade na Ucrânia, Korosi caracterizou a situação como “um ponto de virada para todos”. Para ele, é preciso vigilância global porque podem ressurgir guerras frequentes no cenário internacional.

Transformação

Korosi disse que ao aceitar o posto jurou servir como agente do multilateralismo, multiculturalismo e multilinguismo. A cerimônia de posse aconteceu no fim da 76ª. Sessão, na segunda-feira. Ele reiterou ainda que a imparcialidade seria a marca registrada da atuação com sua equipe.

O líder do maior órgão deliberativo da ONU promete manter firmeza nos princípios da Carta das Nações Unidas, buscar abordagens integradas e aprimorar o papel da ciência na tomada de decisões além de “atuar para promover um progresso mensurável na transformação da sustentabilidade e cultivar a solidariedade”.

Para Korosi, não basta apenas avaliar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, mas apoiar-se em bases científicas para se alcançarem as metas globais até o fim da atual década.

*Com informações da ONU News.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading