A chegada da temporada primavera-verão em Salvador vai contar com uma agenda cultural e artística especial em cinco espaços na capital, pertencentes à Prefeitura de Salvador. A Cidade da Música da Bahia (Comércio), A Casa do Rio Vermelho, Casa do Carnaval da Bahia (Pelourinho), Espaço Pierre Verger de Fotografia Baiana e Espaço Carybé de Artes (Barra) anunciaram o calendário de ações que tem início em setembro de 2022 e seguem até fevereiro 2023. Parte do calendário é destinada a 16ª edição da Primavera dos Museus, temporada anual de eventos coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), com o objetivo de divulgar e valorizar os museus brasileiros e incentivar a visitação.
A titular da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Andrea Mendonça, vê na programação a oportunidade de ampliar o acesso de soteropolitanos aos espaços, bem como um atrativo para o setor de turismo na capital. “Essa ação chega como reforço para que os moradores e visitantes possam visitar os equipamentos culturais. Nossa intenção é aumentar o fluxo turístico interno, estimulando a circulação de pessoas em nossa cidade e, consequentemente, melhorar ainda mais o índice do setor na capital soteropolitana. Recentemente, de acordo o Booking.com, Salvador está entre os destinos mais reservados para passar o feriado da Independência, e ainda foi citada pela revista Condé Nast Traveller, de Londres, como o melhor destino para passar o Natal em 2022,” declarou.
O calendário de cada um dos espaços foi definido mensalmente por temas pela Via Press, empresa vencedora da licitação para a gestão dos equipamentos culturais. Em setembro, A Casa do Rio Vermelho, a Casa do Carnaval da Bahia, e os espaços Pierre Verger de Fotografia Baiana e Carybé de Artes são influenciados pela primavera, enquanto a Cidade da Música da Bahia celebra o primeiro aniversário.
Em outubro, o Dia das Crianças toma conta dos espaços que funcionam no Rio Vermelho, Barra e Pelourinho, enquanto que no equipamento cultural do Comércio os 55 anos da Tropicália são celebrados por lá. Em novembro, Todos os Santos dão o tom da programação da Casa do Rio Vermelho, e o Mês da Consciência Negra inspira as ações nos demais espaços.
Em dezembro, o Natal é o tema das ações da Casa do Rio Vermelho e dos espaços Pierre Verger de Fotografia Baiana e Carybé das Artes. Já a Cidade da Música da Bahia faz homenagem especial ao maestro Letieres Leite, um dos maiores músicos do Estado e que completaria 63 anos no dia 8 de dezembro. Já a Casa do Carnaval da Bahia traz as festas populares para sua programação.
Abrindo o ano de 2023, no mês de janeiro “Brinquedos e sapos” inspiram a Casa do Rio Vermelho; os blocos afros são homenageados no espaço do Pelourinho; os Novos Baianos ganham homenagem na Cidade da Música da Bahia e as festas populares chegam aos equipamentos culturais da Barra.
Em fevereiro, “O País do Carnaval”, uma das obras de Jorge Amado, é o tema central das ações da casa onde o escritor morou. Os trios elétricos ganham destaque na programação da Casa do Carnaval da Bahia, enquanto que na Cidade da Música da Bahia o tema é O Carnaval em Cada Esquina. Nos equipamentos culturais na Barra, localizados na beira do mar da Bahia, Iemanjá é celebrada no mês dedicado a ela. As ações serão anunciadas mês a mês nas redes sociais de cada espaço. Confira abaixo:
A Casa do Rio Vermelho
O lugar onde os escritores Jorge Amado e Zélia Gattai moraram preserva a memória artística e afetiva do casal. Uma série de ações contínuas estão programadas para a temporada. Exposições temporárias diferentes seguirão ao longo dos meses. A casa conta, em setembro, com a reinauguração do jardim (e visitas guiadas no espaço); a série “Poesias na Primavera”, com leitura de poesias na casa; distribuição de mudas de plantas do memorial, bem como o “Papo de Jardim”, uma conversa com biólogas da UFBA, e Visita Guiada pelos Olhos Infantis. Durante todos os finais de semana, o público infantil uma programação especial com a leitura contada do livro O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá e busca da rosa azul no jardim, a série de contação de histórias chamada de “Histórias da Vovó”; e a atividade de pintura de desenhos inspirados nas obras dos autores, chamada “Desenhos na Varanda”. Os Caçadores de Sapo é uma brincadeira que irá o público por um roteiro em que é apresentada a coleção de sapos artesanais de Jorge e Zélia Gattai. “Amados Amigos dos Livros” é um clube de leitura bimensal que tem início em outubro e reúne os membros para conversas e análises sobre os livros escolhidos. Ainda em setembro, a Camerata da Osba se apresenta no Memorial. Para o Dia das Crianças, a programação é o projeto “A Bola e o Goleiro”, com golzinho e animador infantil. Domingueira com Café de Gabriela estreia a partir de novembro, com apresentações com música ao vivo nas manhãs de domingo. O calendário do mês traz o “Papo de Comida” com Paloma Amado. Em dezembro, uma oficina de cartinhas de Natal reúne as crianças. E, em janeiro, “Cultivando Registros – Fotos no Jardim” recebe amantes da fotografia nos jardins da casa.
Casa do Carnaval da Bahia (Pelourinho)
O primeiro final de semana de cada mês vai ser de “Cine Carnaval” na Casa do Carnaval da Bahia, sempre com filmes inspirados na festa, começando a partir de outubro, e com a presença de diretores e/ou atores da obra para um bate-papo no final da apresentação. Toda quinta-feira do mês um professor de dança faz o “Mete Dança no Pôr do Sol”, uma aula aberta de dança no terraço. No segundo final de semana de cada mês acontece o Camarote de Jogos e Artes, oficinas de jogos e artes com crianças. O terceiro final de semana dos meses que compreendem a temporada vai ser marcado pela oficina Musicalizando, com aulas de musicalização para crianças e bebês. Setembro conta com a Oficina de Oratórios, a visita temática Flores do Carnaval, inspirada em mulheres marcantes do Carnaval de Salvador, e o Cortejo dos Ibejis, seguido de um caruru para celebrar o dia de São Cosme e Damião. Em outubro a casa celebra o Dia das Crianças com uma visita guiada pelo olhar infantil e um bloquinho de Carnaval e maquiagem facial para crianças. Em todos os finais de semana, a partir de outubro, a casa promove o Bloco da Mediação, com uma visita mediada temática. Na última quarta-feira de cada mês é a vez do Papo de Carnaval, promovendo uma conversa com nomes da festa na Bahia. O Atelier de Carnaval e a Mediação de Livros e Contação de Histórias acontece a partir de novembro. Janeiro tem uma ação especial no dia da Lavagem do Bonfim, com o “Minicircuito Bonfim” da Casa do Carnaval da Bahia. Fevereiro contará com um Bailinho de Carnaval na casa.
Cidade da Música da Bahia (Comércio)
Setembro é marcado pela celebração do primeiro aniversário de funcionamento da Cidade da Música da Bahia, e a comemoração começou no último domingo (4) com a estreia do Batalhas Musicais, que volta a acontecer no dia 18. O mês traz ainda um bate-papo com o historiador Rafael Dantas, sobre a História do Casarão de Azulejos, o Papo Sonoro especial com músicos e artistas que estão no acervo da casa, a Experiência Percussiva com Luizinho do Gêge, responsável pela costumização dos instrumentos da Sala de Percussão, a apresentação da Camerata Opus Lumen (OSBA) e visita guiada especialmente pelo curador Gringo Cardia, além de outras surpresas. A programação de outubro celebra os 55 anos da Tropicália e o Dia das Crianças, com o projeto de musicalização infantil; uma Oficina de Rap e Trap para os pequenos e uma oficina guiada pelos olhos infantis. Na programação da temporada, o espaço realiza uma Oficina de Construção de Instrumentos, o Papo Sonoro (conversa com pessoas da cena da música baiana), o Música Viva, com música ao vivo no térreo da casa; Experiência Percussiva, com percussionistas convidados para aulas temáticas sobre instrumentos percussivos e visitas temáticas. Em dezembro, o mês será todo em homenagem ao maestro Letieres Leite e todo legado deixado por ele, no mês em ele completaria 63 anos. Em janeiro, no auge do Verão, é tempo de celebrar os Novos Baianos e toda alegria de suas canções em todas as atividades previstas na casa, assim como em fevereiro é tempo de Carnaval na Cidade Da Música.
Espaço Pierre Verger de Fotografia Baiana e Espaço Carybé de Artes (Porto da Barra)
Os fortes da Barra, que abrigam os espaços Pierre Verger da Fotografia Baiana e Carybé de Artes, terão uma programação integrada. Estão previstas feiras de artes, oficinas de fotografia, oficinas de artes para crianças, observatório de estrelas (Ouvir Estrelas), contação de histórias e visitas temáticas. Dando as boas-vindas à primavera, no dia 22 (quinta-feira) o Espaço Pierre Verger de Fotografia Baiana lança o projeto “Fotograma”. A cada edição, um fotógrafo da casa vai falar sobre o seu processo criativo. Para a “Contação de História”, a inspiração será o livro Lendas Africanas dos Orixás, com fotografias de Pierre Verger e ilustrações de Carybé. A Visita de Compadres integra um circuito de mediação entre os dois espaços. O Forte das Artes promove uma oficina de artes nos espaços.









