A China acelerará a criação de um novo paradigma de desenvolvimento em prol do crescimento de alta qualidade, disse Xi Jinping neste domingo (16/10/2022), durante sessão de abertura do 20º Congresso Nacional do Partido Comunista da China (PCCh).
“Para construir um país socialista moderno em todos os aspectos, devemos, em primeiro lugar, buscar o desenvolvimento de alta qualidade”, afirmou Xi em um relatório na sessão de abertura do 20º Congresso Nacional do Partido Comunista da China.
“Devemos levar a cabo o novo conceito de desenvolvimento de forma completa, precisa e integral e, ao mesmo tempo, persistir na direção de reforma da economia de mercado socialista e na abertura ao exterior de alto nível, acelerando a estruturação de um novo paradigma de desenvolvimento de ‘dupla circulação’, sob o qual os mercados nacional e estrangeiro se reforçam entre si, tendo o mercado doméstico como pilar”, disse Xi Jinping.
Criação de uma comunidade de futuro compartilhado para humanidade
A China está dedicada a promover a criação de uma comunidade de futuro compartilhado para a humanidade, disse Xi Jinping.
A China adere sempre ao propósito da política diplomática de defender a paz mundial e promover o desenvolvimento comum, apontou Xi.
Enfatizando que a sociedade humana está enfrentando desafios sem precedentes, Xi convocou os países do mundo a fomentar os valores comuns da humanidade como paz, desenvolvimento, equidade, justiça, democracia e liberdade, promover o conhecimento e o entendimento entre os povos, de forma a lidar juntos com os diversos desafios globais.
Iniciativa China Bela
Xi Jinping pediu o avanço da Iniciativa China Bela.
Respeitar a Natureza, se adaptar a ela e protegê-la representam uma exigência intrínseca da construção integral de um país socialista moderno, apontou ele.
Para promover a construção de uma China bela, vamos persistir na proteção integrada e gestão sistemática de montanhas, rios, florestas, terras agrícolas, lagos, pastagens e desertos, assinalou Xi.
“Vamos coordenar o reajuste da estrutura industrial, o controle da poluição, a proteção ecológica e a resposta às mudanças climáticas, e impulsionar paralelamente a redução de emissões de carbono, a diminuição da poluição, a transição verde e o crescimento econômico”, acrescentou.
A China promoverá um desenvolvimento verde e de baixo carbono que priorize a proteção ambiental e se caracterize pela economia de recursos e pela sua utilização eficiente, continuou.
Vamos implementar a estratégia de poupança geral e desenvolver as indústrias verdes e de baixo carbono. Fomentaremos o consumo verde e promoveremos os modelos de produção e os modos de vida verdes e de baixo carbono, disse Xi.
Vamos dedicar esforços constantes e intensos para melhorar a qualidade do ar, água e terra. Precisamos acabar basicamente com a grave poluição atmosférica, eliminar a água escura e fétida nas áreas urbanas e reforçar a prevenção e controle da poluição do solo desde a sua origem, destacou Xi.
A China trabalhará de forma ativa e prudente para a chegada ao pico das emissões de dióxido de carbono e a neutralização carbônica.
Com base na condição característica em termos de recursos energéticos do nosso país e persistindo em “estabelecer o novo antes de eliminar o antigo”, vamos avançar passo a passo e conforme o planejado para que as emissões de dióxido de carbono cheguem ao auge, ressaltou.
Temos de promover profundamente a revolução energética, reforçar o uso limpo e eficiente do carvão e planejar e construir de forma acelerada o sistema energético de novo modelo. Participaremos ativamente da governança global sobre a resposta às mudanças climáticas, concluiu Xi.
Transformações nos últimos 10 anos
Xi Jinping disse neste domingo que as grandes transformações nos últimos dez anos da nova era revestem-se de um grande significado tanto na história do Partido, da República Popular da China e da reforma e abertura quanto na história de desenvolvimento do socialismo e da nação chinesa.
“Após percorrer um curso de cem anos de luta, o Partido se tornou mais firme e forte na têmpera do caráter revolucionário”, apontou Xi na sessão de abertura do 20º Congresso Nacional do PCCh.
“É sempre o cerne da liderança firme na jornada histórica de manter e desenvolver o socialismo com características chinesas”, destacou Xi.
O povo chinês avança com uma força motriz mais poderosa, um espírito de luta mais elevado e uma convicção mais firme na vitória.
“O PCCh e o povo chinês estão levando adiante, com plena confiança, o grande salto da nação chinesa de levantar-se para crescer próspera e se tornar forte”, exaltou Xi.
O PCCh tem impulsionado profundamente a reforma e abertura e a modernização socialista. “A causa de concretizar a grande revitalização da nação chinesa entrou em uma jornada histórica irreversível”, salientou Xi.
“O socialismo científico apresenta nova vitalidade na China do século 21, e a modernização chinesa fornece uma nova opção para a concretização da modernização da humanidade”, afirmou Xi.
O PCCh e o povo chinês oferecem mais e melhor sabedoria, abordagem e força chinesa para resolver as questões comuns que a humanidade tem pela frente, dando novas e maiores contribuições à nobre causa da paz e do desenvolvimento da humanidade, disse ele.
PCCh impulsiona reunificação nacional
O Partido Comunista da China (PCCh) aplicará a estratégia geral do Partido para resolver a questão de Taiwan na nova era e impulsionará inabalavelmente a grande causa da reunificação nacional, disse Xi Jinping no domingo.
“A solução da questão de Taiwan é um assunto próprio dos chineses e deve ser decidida pelos chineses”, ressaltou Xi na sessão de abertura do 20º Congresso Nacional do PCCh.
Nós persistimos em trabalhar com a máxima sinceridade e os maiores esforços para alcançar uma perspectiva de reunificação pacífica, jamais prometeremos renunciar ao uso da força e reservaremos a opção de tomar todas as medidas necessárias. Isso não visa os compatriotas em Taiwan, mas a interferência das forças externas e um punhado de secessionistas que defendem a “independência de Taiwan” e suas atividades, assinalou ele.
“As rodas históricas da reunificação do país e da revitalização da nação se movem sempre para frente, e a reunificação total da pátria deve e poderá ser concretizada!” continuou.
“Nós sempre respeitamos, preocupamo-nos e beneficiamos os compatriotas em Taiwan. Continuaremos a promover os intercâmbios e as cooperações econômicas e culturais entre os dois lados do estreito”, disse Xi.
“Estimularemos os compatriotas de ambos os lados a promover conjuntamente a cultura chinesa e a convergência afetiva de um com o outro”, acrescentou.
O 20º Congresso Nacional do Partido Comunista da China (PCCh)
O presidium do 20º Congresso Nacional do Partido Comunista da China (PCCh) realizou a primeira reunião na tarde deste sábado (15/10/2022) no Grande Palácio do Povo em Beijing.
O presidente Xi Jinping participou da reunião e abordou os temas crescimento de alta qualidade, futuro compartilhado com a humanidade, preservação ambiental, transformações nos últimos 10 anos e reunificação.
Presidida por Wang Huning, secretário-geral do Congresso, a reunião aprovou uma lista de 46 membros do comitê permanente do presidium, incluindo Xi Jinping.
Depois, Xi presidiu a reunião, que prosseguiu com outros itens na agenda.
Ding Xuexiang, Chen Xi, Guo Shengkun e Huang Kunming foram aprovados como subsecretários-gerais do congresso.
Um relatório sobre a verificação das qualificações dos delegados pelo comitê de credenciais de delegados foi aprovado na reunião.
De acordo com o relatório, as qualificações de 2.296 delegados eleitos para o congresso foram confirmadas válidas após a verificação.
O Comitê Central do PCCh com o camarada Xi Jinping em seu núcleo deu grande importância à eleição dos delegados, segundo o relatório.
Todas as organizações do Partido de nível primário e até 99,5% dos mais de 96 milhões de membros do Partido participaram do processo eleitoral, diz o documento.
Os delegados são representantes dos membros do PCCh, representando um amplo espectro de membros do Partido.
O relatório diz que o Comitê Central do PCCh convidou 83 delegados especiais que gozam de direitos iguais como delegados eleitos.
Foi aprovado na reunião um projeto dos métodos eleitorais do 20º Congresso Nacional do PCCh. Será deliberado pelas delegações.
O 20º Congresso Nacional do Partido Comunista da China (PCCh) é realizado de 16 a 22 de outubro.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




