12ª edição do ‘Troféu Abebé’ é concedido ao artista Charles Theone

Charles Theone, de Pernambuco, recebe principal honraria da cultura negra pelo trabalho dedicado à arte e a pluralidade poética e musical nordestina.
Charles Theone, de Pernambuco, recebe principal honraria da cultura negra pelo trabalho dedicado à arte e a pluralidade poética e musical nordestina.

Considerado o Oscar da cultura negra, com o objetivo de visibilizar os trabalhos de divulgação e promoção da cultura negra no Nordeste, o ‘Troféu Abebé’ de Prata chegou à sua 12ª edição, reconhecendo a atuação de importantes artistas em prol da cultura nordestina e brasileira.

Nascido em Inajá-PE, sertão do Moxotó, o artista pernambucano Charles Theone está entre os homenageados dessa edição. Reconhecido pelo trabalho dedicado às manifestações culturais em toda sua pluralidade nas obras Tambor do Mundo, New Orlinda e Forró Colorido.

Ao lado do artista plástico Ed Ribeiro, e Dora Reuther, artista plástica e empresária, o cantor Pernambucano destaca o valor desse prêmio e a importância do reconhecimento após 20 anos de carreira.

Charles fala sobre a importância do prêmio e alegria dessa conquista. “É uma honra ser lembrado e contemplado por um troféu de grande valor para a nossa cultura popular afro-brasileira. É saber que estamos no caminho certo e que nossa arte vem contribuindo para um mundo mais justo, digno, solidário, artístico, libertário e político. As manifestações artísticas têm o poder de alimentar a alma humana. O Troféu Abebé de Prata Mãe Dadá tem a voz da liberdade e força das etnias contra qualquer tipo de preconceito. Gleidston Gila e Pai Moacir, são guerreiros da Luz e mensageiros da paz”, comemora.

Mais homenagens

Unindo música, arte e arquitetura, Charles Theone é também um dos homenageados da mostra Espectros Cores Vitrines 2022. Com espaço assinado pelas arquitetas Ilka Rosas e Conceição Lêdo, o cantor e compositor pernambucano tem a sua musicalidade como tema inspirador do espaço.

Charles fala sobre a inspiração da música Pá Virada e do papel da artista plástica Thina Cunha nesse convite. “Vale destacar também um pouco da alegria em ter essa homenagem. O convite veio através do artista Paulo Azul criador desse lindo movimento de arquitetura e design homenageando as artes plásticas, a moda e a música pernambucana. Fico feliz em saber que a nossa musicalidade vem contribuindo e fazendo parte da criação artística do nosso estado”.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do Concurso Público de 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 142767 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.