Estudantes de Feira de Santana propõem soluções para problemas relacionados a cidade

As apresentações dos ensaios científicos compõem o Intergiro, tradicional ação que a Escola João Paulo I realiza do 6º ao 9º ano.
As apresentações dos ensaios científicos compõem o Intergiro, tradicional ação que a Escola João Paulo I realiza do 6º ao 9º ano.

Estudantes do 9º ano levantaram questões relacionadas ao município de Feira de Santana e propuseram soluções através de ensaios científicos, prévias do que encontrarão na faculdade ao se depararem com produção acadêmica e TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Um dos temas abordados nas apresentações dos ensaios foi ‘Ambientes Escolares: Potenciais Influenciadores na Saúde Mental dos Jovens em Feira de Santana no Últimos 20 Anos’, assunto abordado por Arthur Braga, Gustavo Rebouças, Maria Clara Almeida, Pedro Cândido de Lima e Rafael Mascarenhas, que foram orientados pelo professor Ricardo Menezes.

“A Lei 13.935, de 11 de dezembro de 2019, torna obrigatória ‘a prestação de serviços de psicologia e de serviço social nas redes públicas de educação básica’, mas entendemos que no Brasil existem falhas na aplicação das leis e que a educação raramente é posta de fato como prioridade pelos governos. Temos como proposta a realização de Parceria Público-Privada (PPP) entre governo do município e faculdades que ofertem cursos de psicologia e serviço social”, disse a líder do grupo, Maria Clara Almeida, durante apresentação realizada na tarde de 25 de outubro.

A estudante informou ainda que seu grupo também sugeri tornar obrigatória a implantação, em todas as escolas de Feira de Santana, do SOE (Serviço de Orientação Educacional), órgão formado por profissionais de Educação, Psicologia e Serviço Social para prestar apoio socioemocional aos alunos das instituições de ensino. Para isso, o grupo enviou proposta ao Conselho Municipal de Educação (CME) através da educadora Cassia Braz, integrante do CME e diretora da Escola João Paulo I (JPI), unidade de ensino que já dispõe do SOE e é propositora do ensaio científico já no Ensino Fundamental II, algo normalmente realizado no Ensino Médio.

As apresentações dos ensaios científicos compõem o Intergiro, tradicional ação que a JPI realiza do 6º ao 9º ano. “Nossa escola é pioneira em realizar o ensaio científico no Fundamental II. Intergiro é conhecimento se movimentando na nossa instituição, é movimento do conhecer. Estudantes do 6º ano convidaram os do 5º para acompanharem suas apresentações, os do 7º convidaram os do 6º e assim sucessivamente”, comemorou a diretora, além de agradecer às famílias pelas presenças no Intergiro.

Mãe de Maria Clara Almeida, professora Magaly Almeida acompanhou a apresentação do grupo da estudante. “Valido essa iniciativa tão arrojada que une maestria na arte de educar e trabalhar saberes através da aprendizagem significativa, que marca a comunidade feirense, contribuindo para formar cidadãos conscientes e reflexivos”, declarou. Enquanto educadora, ela acrescentou que o SOE na JPI desempenha papel de extrema importância frente aos estudantes e sua implantação em instituições públicas é de grande valor para perceber, acompanhar, ajudar e orientar cada estudante durante seu processo de desenvolvimento, que envolve também questões emocionais que interferem na aprendizagem de cada aluno.

A doutora em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Aisiane Moraes, integrou a banca avaliadora do trabalho sobre saúde mental e parabenizou à equipe, pela qualidade do trabalho, e à JPI, por proporcionar o momento de ciência e pesquisa. Também compondo a banca, a psicóloga Luana Braz, que possui formação específica voltada ao atendimento de crianças e adolescentes, pontuou que escolas são espaços também para o estudante se relacionar, conviver e aprender a lidar com frustrações. Ex-aluna da instituição, Samara Macêdo, que está no Ensino Médio, integrou essa banca e parabenizou estudantes pela segurança com a qual apresentaram o tema. Paula Brito, professora do componente curricular Ensaio Científico, destacou a multiplicidade de temas abordados nas apresentações.


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