Os Estados Unidos podem enfrentar uma grande mudança na vida política após as próximas eleições de meio de mandato, porque o nível de confiança no Congresso e na mídia continua a diminuir, disse o vice-presidente-executivo do Eurasia Center, Earl Rasmussen.
Nesta terça-feira (08/11/2022), os EUA iniciam as eleições de meio de mandato para determinar o controle de ambas as casas do Congresso. Os republicanos devem conquistar a maioria dos assentos na Câmara dos Representantes, enquanto o controle do Senado continua em aberto.
“Acho que veremos uma grande mudança. Algo como apenas 17% do país acreditam que estamos no caminho certo. Além disso, a confiança no Congresso e na mídia continuou a diminuir”, disse Rasmussen.
Os democratas provavelmente vão enfrentar uma grande perda no Congresso após as eleições, enquanto seus oponentes do Partido Republicano devem pegar as duas casas do Congresso e fortalecer ainda mais suas posições nos estados, acrescentou o especialista.
Devido às políticas dos democratas, os Estados Unidos estão se aprofundando em uma inflação séria e enfrentando outras complicações relacionadas ao conflito na Ucrânia, disse Rasmussen. A nação está participando do conflito, que não tem impacto direto em sua segurança nacional, acrescentou.
“Os republicanos, embora ainda uma minoria, são os únicos que pedem algum tipo de controle sobre o talão de cheques aberto para a Ucrânia e pedem algum grau de responsabilidade pela enorme quantidade de armas enviadas para atiçar em vez de acalmar o distante conflito no Leste Europeu, cuja base está fortemente na política externa liderada pelos EUA”, afirmou ele.
O especialista expressou a esperança de que, após as eleições, a liderança dos EUA demonstre “pelo menos a aparência de que se busca uma solução diplomática contra a escalada do conflito” na Ucrânia.
No entanto, há poucas chances de melhoria das relações bilaterais entre os EUA e a Rússia, observou Rasmussen.
“A política externa, embora influenciada pelo Congresso, é essencialmente o papel do governo. Com base na atual equipe de liderança, não vejo nenhuma mudança na política do caminho suicida que está sendo perseguido atualmente, portanto, pouca chance de qualquer diálogo real de melhoria na relação EUA-Rússia”, disse o especialista.
Na melhor das hipóteses, alguns sinais de melhora nas relações bilaterais entre os dois países podem aparecer apenas após as eleições presidenciais de 2024 nos EUA, observou Rasmussen.
“Mas a situação atual, embora inflamada pelo governo Biden, está latente há algum tempo e exigirá uma grande mudança na política dos EUA para uma verdadeira liderança cooperativa e respeito pela soberania das nações”, disse ele.
“Nossa democracia está em risco”, diz presidente Joe Biden sobre eleições nos EUA
Em pronunciamento antes das eleições de meio de mandato dos Estados Unidos, o presidente dos EUA, Joe Biden, disse que uma vitória republicana pode enfraquecer as instituições democráticas do país.
Líderes políticos dos partidos Democrata e Republicano fizeram seus argumentos finais aos eleitores. O presidente dos EUA acusou os republicanos de se aproveitarem da violência política, enquanto os republicanos disseram que podem lidar melhor com os problemas econômicos dos EUA.
“Hoje enfrentamos um ponto de inflexão. Sabemos em nossos ossos que nossa democracia está em risco e sabemos que este é o seu momento de defendê-la”, disse Biden em uma faculdade em Washington.
Os comentários foram feitos às vésperas das eleições de meio de mandato nos EUA e refletem uma profunda divisão política no país, escreve a Reuters.
Analistas eleitorais previram que os republicanos provavelmente conquistarão cerca de 25 assentos na Câmara dos Deputados, com 435 assentos, mais do que o suficiente para conquistar a maioria.
Os republicanos também podem conquistar a única cadeira de que precisam para ganhar o controle do Senado.
Os republicanos culparam o governo de Biden pelo aumento dos preços e pelo crime, duas das principais preocupações dos eleitores.
Dezenas de candidatos também ecoaram as alegações infundadas de fraude do ex-presidente Donald Trump em sua derrota nas eleições de 2020. Alguns deles podem ser eleitos governadores ou deputados e desempenhar um papel central na corrida presidencial de 2024.
Até o momento, a liderança de Biden é aprovada por apenas 39%, e sua impopularidade se tornou um problema para os democratas.
Mais de 43 milhões de americanos já votaram pessoalmente ou pelo correio, de acordo com o US Elections Project, que monitora a votação antecipada. Especialistas dizem que pode levar dias ou semanas até que o resultado seja confirmado.
*Com informações da Sputnik Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




