Começou, nesta quinta-feira e segue até domingo (10 e 13/11/2022), a 2ª edição da ‘Semana do Cavalo’, no município de Itanagra. Esta realização da Prefeitura é “o maior evento do segmento equestre da região”.
Nesta quinta-feira, ocorreu o curso de manejo e nutrição animal com Cicely Fontes, no Parque Arlinda Carvalho. A Semana do Cavalo também contará, dentre outras atrações, com a Grande Cavalgada, na Vila São José. O evento terá a participação da banda Arreio de Ouro.
“O evento é uma iniciativa da Prefeitura que objetiva ofertar à população local uma opção de contato às tradições culturais, lazer e contato com esses animais tão extraordinários que são os cavalos. E gera o aquecimento econômico no município. O mercado de cavalos é um negócio muito promissor dentro do segmento do agronegócio. E uma das prioridades da nossa gestão é a geração de emprego e renda”, afirmou o prefeito Marcus Sarmento (PP).
A atual gestão municipal realizou a 1ª Semana do Cavalo, entre os dias 11 e 14 de novembro do ano passado.
Mercado de cavalos
O Brasil possui o terceiro maior rebanho de equinos do mundo. Segundo dados do Estudo do Complexo do Agronegócio Cavalo, realizado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/Universidade de São Paulo (Esalq/SP), esse mercado é responsável por movimentar um montante de R$ 16,5 bilhões ao ano. O setor gera cerca de 3,2 milhões de postos de trabalho diretos e indiretos, número que é seis vezes maior do que emprega a indústria automobilística, por exemplo.









