O presidente da FIFA, Gianni Infantino, fez um apelo direto aos líderes mundiais reunidos na Indonésia para a 17ª cúpula do Grupo dos Vinte (G20) para pedir um cessar-fogo durante a Copa do Mundo da FIFA Qatar 2022 e iniciar o diálogo como primeiro passo para trazer o conflito na Rússia e Ucrânia ao fim.
Dirigindo-se aos chefes de estado reunidos no fórum intergovernamental, que compreende 19 países e a União Europeia, o presidente da FIFA disse:
“O futebol é uma força para o bem. Não somos ingênuos em acreditar que o futebol pode resolver os problemas do mundo. Sabemos que nosso foco principal como organização esportiva é e deve ser o esporte, mas porque o Futebol une o mundo, esta Copa do Mundo da FIFA em particular, com cinco bilhões de pessoas assistindo, pode ser um gatilho para um gesto positivo, um sinal ou uma mensagem de esperança”.
O discurso do presidente da FIFA reconheceu a incerteza atual no mundo e identificou países envolvidos no conflito atual. “A Rússia sediou a última Copa do Mundo em 2018 e a Ucrânia está concorrendo para sediar a Copa do Mundo em 2030”, disse o presidente da FIFA, ao identificar sua candidatura de 2030 junto com Portugal e Espanha, entre outros licitantes.
“Talvez, a atual Copa do Mundo, que começa em cinco dias, possa realmente ser esse gatilho positivo. Então, meu apelo, a todos vocês, é que pensem em um cessar-fogo temporário, por um mês, durante a Copa do Mundo da FIFA, ou pelo menos na implantação de corredores humanitários, ou qualquer coisa que possa levar à retomada do diálogo como um primeiro passo para a paz. Vocês são os líderes mundiais; você tem a capacidade de influenciar o curso da história.”
“O futebol e a Copa do Mundo da FIFA estão oferecendo a você e ao mundo uma plataforma única de unidade e paz em todo o mundo”, acrescentou o presidente Infantino. “Então, vamos aproveitar esta oportunidade para fazer tudo o que pudermos para começar a pôr fim a todos os conflitos.”
Infantino falava cinco dias antes do início da 22ª edição da Copa do Mundo da FIFA no Catar, e no dia seguinte ao lançamento da campanha ‘Football Unites the World’ na qual uma série de estrelas internacionais uniram forças para ilustrar a capacidade incomparável do futebol para unir as pessoas, uma campanha que será veiculada durante a Copa do Mundo da FIFA.
“Todos vocês sabem o que o futebol significa para seu povo e seus países; é sobre paixão, é sobre inclusão, é sobre tolerância, é sobre não discriminação e é sobre educação”, continuou o Presidente Infantino.
“O futebol é um investimento nas nossas crianças, para o nosso futuro. O futebol une o mundo e, como o futebol une o mundo, a Copa do Mundo é uma ocasião para reunir as pessoas em paz e alegria, algo profundamente necessário nos tempos turbulentos em que vivemos”.
A Copa do Mundo da FIFA Qatar 2022 começa no domingo, 20 de novembro, e a nação anfitriã enfrenta o Equador no Estádio Al Bayt. O torneio terminará no Lusail Stadium, onde a final acontecerá no domingo, 18 de dezembro.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




