Nesta quinta-feira (24/11/2022), o ‘Bem Bahia’ mostra a retomada da Festa d’Ajuda nas ruas de Cachoeira. E ainda a luta por igualdade racial através da exposição indígena “Hãhãw: Arte Indígena Antirracista” e também a experiência de duas escolas decoloniais em Salvador. O Bem Bahia inédito vai ao ar todas às quintas-feiras, às 22 horas, com reprises às sextas-feiras, às 19 horas, e aos domingos, às 18:30.
Após dois anos de suspensão em razão da pandemia do Covid-19, carros e carroças ornamentadas e coloridas voltam a marcar o mês de novembro em Cachoeira. Com mais de um século de existência e classificada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio imaterial, a Festa d’Ajuda nasceu na devoção a Nossa Senhora D’ Ajuda. Segundo a tradição, a festa anual une o sagrado e o profano em uma celebração pela boa colheita durante 15 dias.
‘Hãhãw’ nasce do projeto de pesquisa sobre culturas de antirracismo na América Latina, (CARLA), sediado na Universidade de Manchester, no Reino Unido, e que aproxima uma rede de universidades na América do Sul, entre elas, a Universidade Federal da Bahia (UFBA). A exposição reúne trabalhos de 12 artistas indígenas e acontece no Museu de Arte Sacra da UFBA, um antigo convento da Ordem dos Carmelitas Descalços, e que representa, no aspecto histórico, uma das marcas da colonialidade em Salvador, primeira capital da invasão do Reino de Portugal em Pindorama.
Desconstruir a visão eurocêntrica, superar as relações de dominação, preconceito e opressões geradas no período colonial são temas que impulsionam a construção da Escola Afro-Brasileira Maria Felipa e o direcionamento pedagógico da Escola Municipal Eugênia Anna dos Santos, que fica no Ilê Axé Opô Afonjá. As instituições apresentam uma educação decolonial baseada na influência ameríndia e africana para a formação. A equipe do Bem Bahia foi conhecer de perto como funcionam as escolas que propõem criar um futuro com menos desigualdades.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




