A Escola de Saúde e Formação Complementar do Exército (ESFCEx) formou, nesta terça-feira (22/11/2022), a primeira turma de oficiais. A entidade militar é resultado da fusão entre a Escola de Saúde do Exército e a Escola de Formação Complementar do Exército e tem a missão de formar e especializar profissionais de diversas áreas do conhecimento para as lides militares. Esse ano, 108 jovens abraçaram a carreira e os valores da caserna e receberam a espada após um ano de instrução.
Os livros os trouxeram até o Curso de Formação de Oficiais, abriram as portas e os possibilitaram aprovação em um dos certames mais disputados do Brasil. E, hoje, cientes dos deveres da caserna e incorporados aos saberes e valores do Exército de Caxias, podem portar a espada, objeto que simboliza o militar, suas virtudes e responsabilidades. A frase do poeta Castro Alves, inscrita na escola: “Nem cora o livro de ombrear co’o sabre, nem cora o sabre de chamá-lo irmão”, corrobora a dualidade do habitus da cultura militar. Chegaram aptos para suas profissões e agora estão habilitados para o modus operandi da instituição e também para ocupar as funções que lhe foram destinadas, em diversas organizações militares de todo o Brasil, afirmou o coronel André Sodré Lira Brandão, comandante da ESFCEx.
A formatura foi presidida pelo Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, General de Exército Flavio Marcus Lancia Barbosa, e contou com a presença do antigo Ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República – General de Exército José Elito Carvalho Siqueira, do antigo Chefe do Departamento-Geral do Pessoal – General de Exército Arthur Costa Moura, do Comandante da 6ª Região Militar – General de Divisão Marcelo Arantes Guedon, do Diretor de Educação Superior Militar – General de Divisão Ricardo Piai Carmona, do Diretor de Saúde – General de Divisão Marco Aurélio Nunes Pereira, do antigo Vice-Chefe DEP General de Divisão Roberto Viana Maciel dos Santos, do antigo Vice-Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia – General de Divisão Luis Henrique de Andrade, bem como autoridades do legislativo, judiciário, representado pelo desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) Baltazar Miranda Saraiva, presidente da Comissão de Segurança do Poder Judiciário da Bahia (PJBA), de outras forças singulares e das auxiliares.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




