Salvador: Jornalista Edney Silvestre participa da ‘Bienal do Livro da Bahia’ em mesa de debate com o tema ‘Retratos do Brasil’

Entre os dias 10 e 15 de novembro de 2022, o principal evento de Literatura e Cultura do Nordeste está de volta a Salvador e com muitas novidades, no Centro de Convenções Salvador. Com diversos nomes de peso em sua programação oficial, no dia 11 de novembro às 11 horas, o Café Literário recebe uma mesa chamada “Retratos do Brasil” com a participação do jornalista e escritor Edney Silvestre. Em companhia da escritora e professora Socorro Acioli e mediados por Marielson Carvalho, os autores mostram, com suas obras, o nosso Brasil pelos ângulos mais distintos — da violência urbana à religiosidade no interior profundo. Edney Silvestre e Socorro Acioli respondem sobre como encontram suas personagens: as histórias densas e curiosas que saem do real para as páginas dos livros. Logo após a mesa, Edney fará uma sessão de autógrafos.

Esta mesa sobre narrativas do real acontece no mesmo mês em que Edney Silvestre lança, pela Globo Livros, sua mais nova obra: “Pequenas Vinganças”. A obra escancara grandes universos humanos, capazes de surpreender pela solidariedade, capacidade de amparo e resiliência. Composto por duas novelas e sete contos inéditos, o livro traz de volta a mistura única de seu texto poderoso e original, além de revisitar Anna e Paulo, personagens imortalizados em ”Vidas Provisórias”.

“O Brasil vem sendo destruído e reconstruído e novamente destruído, e novamente reconstruído, desde que os europeus chegaram aqui, com a única intenção de explorar nossas riquezas e os povos originais.“Pequenas Vinganças” é sobre as incessantes maneiras como o nosso país vem sendo destruído ao longo dos séculos, desde a ‘descoberta’- assim mesmo, entre aspas, como o eurocentrismo nos impôs – e as igualmente incessantes maneiras como nós, os teimosos, os idealistas, os resilientes, tentamos – e algumas vezes conseguimos – erguê-lo das ruínas. Como fizemos, depois da ditadura militar”, comenta o autor.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading