O turismo movimenta milhões todos os anos no Brasil, mas dois períodos costumam ser os mais importantes. Um deles é o Carnaval, normalmente entre fevereiro e março, com a Bahia e o Recife sendo os principais destinos do público. O segundo período mais movimentado é o do Ano Novo, onde os turistas buscam diferentes alternativas. Em entrevista para o blog da Betway, José Graco, empresário do setor de turismo, garantiu que Salvador é uma das opções mais interessantes para o Réveillon, inclusive pelo custo-benefício na passagem e na hospedagem.
Essa indicação pode parecer estranha, afinal a cidade de Salvador é mais conhecida pelo turismo durante o Carnaval. São vários eventos acontecendo por mais de uma semana, com milhões de visitantes. No ano de 2020, antes da crise na saúde afetar o Brasil, foram mais de 16 milhões de pessoas curtindo o feriado por aqui. No entanto, para quem quer fugir de tudo isso, a capital também é uma excelente escolha para o Ano Novo, e um dos principais motivos é o custo mais baixo, principalmente se comparado com outros destinos no Nordeste.
Quem garante isso é José Graco, CEO da Gracco Viagens e Turismo, em conversa com a equipe do site Betway Insider. “Já faz alguns anos que as tarifas aéreas determinam, de certa forma, o destino escolhido pelos viajantes que desejam viajar em dezembro e passar a virada de ano longe de casa. Apesar da alta temporada, Fortaleza e Salvador estão entre tarifas atrativas”, afirma o especialista na área.
Os números comprovam essa afirmação do empresário. Uma viagem de cinco dias para Salvador, saindo de São Paulo, entre os dias 29 de dezembro e 2 de janeiro, custa cerca de R$ 3,9 mil. Isso coloca a cidade como o destino mais interessante em investimento, superando várias regiões conhecidas pelo Réveillon. Por exemplo, é mais em conta vir para a Bahia do que se aventurar em Fernando de Noronha ou Jericoacoara.
Perfil de turistas
A opção pelo Ano Novo em Salvador não é apenas uma questão de custo-benefício, mas também de perfil. Graco explica isso com propriedade, afinal muitas pessoas buscam nas agências de turismo a melhor opção para uma viagem. A empresa precisa entender o cliente, e assim indicar o melhor destino. Um turista que gosta mais de natureza vai preferir algo mais calmo, enquanto a agitação é voltada para um público mais animado e que está sempre em busca de festas.
“Podemos identificar dois perfis, uma parcela de turistas jovens, que curtem essa ‘vibe’ mais livre, leve e solta das festas em região de praia e, também, muitos turistas que viajam em família e querem o descanso e a comodidade de uma festa de Ano Novo nas próprias dependências do hotel”, explica o empresário, em conversa com a equipe do site de roleta virtual da Betway. Essa diferença de perfil muda a indicação do destino, porém é inegável a preferência pelo Nordeste.
“O viajante que optou em passar um Réveillon pulando as três ondinhas na praia, certamente, vai passar a virada do ano em algum destino no Nordeste brasileiro”, garante Graco. Isso mostra como a região merece destaque, e vai continuar crescendo no turismo. Uma boa notícia para Salvador, que está se transformando um destino também para o Ano Novo, e não apenas no Carnaval.
Opções diferentes
As pessoas nunca vão deixar de curtir o Carnaval em Salvador, mas isso não significa que essa é a única opção para conhecer a capital baiana. A cidade é muito rica durante todo o ano, inclusive no Ano Novo. Além disso, como pudemos ver na conversa com o empresário, o custo-benefício é interessante. As viagens para a Bahia costumam ficar mais caras nos feriados, mas algumas ficam abaixo da média, como é o caso no final do ano.
Os custos no Carnaval costumam afastar alguns turistas, que podem optar em curtir a cidade antes dele acontecer, no Réveillon. É uma ideia interessante, e também mais barata. A cidade só tem a ganhar com isso, pois vira um destino mais variado, com turistas chegando para o Ano Novo e depois para o feriado mais tradicional do estado e do Brasil. É o turismo em alta na Bahia.









