Produções artísticas, literárias e culturais afro-brasileiras foram o destaque da ‘IV Mostra de Artes’ do Centro Municipal de Educação Infantil Antônio Carlos Machado, no Tomba, em Feira de Santana. O pátio da escola, totalmente ornamentado, recebeu os familiares para a exposição dos pequenos artistas. A temática foi um sucesso entre os estudantes (2 a 5 anos) e a comunidade.
A mostra foi a culminância do Projeto Griô, que vem sendo desenvolvido durante o ano escolar. O projeto contou com duas etapas de desenvolvimento: produção e pesquisa; e a exposição das produções.
A iniciativa visa estudar as relações étnicos culturais através das narrativas de histórias infantis afro-brasileiras que privilegiam a história do povo africano. A partir dessas percepções, os estudantes fizeram trabalhos artísticos.
Ações como esta fazem parte das políticas da Secretaria de Educação para implementação de uma educação antirracista. Para a diretora do CMEI, a professora Mônica Cristina Santa Rosa, a mostra é uma atividade pedagógica marcante para a unidade escolar.
“As crianças produziram artes, recontaram histórias, puderam se verem na literatura e conhecer a nossa cultura. É um projeto importante para os pequenos, porque desde cedo podemos desenvolver uma educação antirracistaI, não basta combatermos o racismo é fundamental tornarmos pessoas antirracistas. E reconhecer o racismo e combatê-lo é um dever de cada um de nós”, ressaltou a gestora.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




