Fim do petróleo russo para países que praticam teto de preço é “mais um capítulo” desta guerra

Em um contexto de ameaça de crise energética em pleno inverno europeu, o anúncio do presidente russo, Vladimir Putin, nesta terça-feira (27/12/2022), sobre o corte de fornecimento de petróleo e seus derivados para os países que impuserem um teto ao preço da commodity ascendeu ainda mais o sinal vermelho em um cenário internacional já bastante tenso.

A represália às sanções ocidentais recebe a atenção dos principais jornais franceses desta quarta-feira (28/12/2022).

Para o Le Monde, a medida, prevista para entrar em vigor a partir de 1° de fevereiro de 2023, é mais um duro capítulo na queda de braço entre Moscou e o Ocidente, que dá sinais de que será longa. Uma resposta direta do Kremlin aos países da União Europeia, do G7 e à Austrália, que votaram pelo teto de US$ 60 o barril no início de dezembro.

A suspensão do fornecimento de petróleo pela Rússia estaria prevista, a princípio, até 1° de julho.

Mas “qual o impacto para a França?”, se pergunta objetivamente o título da matéria do Le Parisien. O país não sofreria uma consequência direta, a princípio, segundo o diário francês, visto que o petróleo russo tem uma pequena participação nas importações da França.

“A vingança é um prato que se come frio”, continua o artigo, destacando que Putin esperou quase um mês, desde a decisão do teto pelo Ocidente, para baixar seu decreto.

“A Rússia vai fechar a torneira”

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística e de Estudos Econômicos (Insee, na sigla em francês), em 2021 o petróleo bruto russo correspondia a 8,8% das importações da França, atrás do fornecimento vindo da Argélia, Nigéria e da Líbia.

“A Rússia vai fechar a torneira”, sintetiza o site do Les Echos. A publicação também se questiona onde irá parar essa disputa que tem como principal objetivo repreender o Kremlin pela invasão da Ucrânia e, mais objetivamente, reduzir o financiamento russo no conflito.

Lembrando que há poucos dias Putin já havia anunciado a redução da produção do seu ouro negro.

Ainda que Moscou seja o segundo maior exportador mundial de petróleo e o segundo maior fornecedor para a Europa, Les Echos aponta que 90% das exportações da commodity russa para a União Europeia já terão sido suspensas até o fim de 2022.

*Com informações da RFI.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading