Em coletiva de imprensa do Grupo de Trabalho da Indústria, Comércio e Serviço, o deputado federal Jose Cerqueira Neto (Zé Neto, PT, BA), como membro da equipe, reforçou que entre as ações propostas na área de desenvolvimento econômico do futuro governo Lula, além da recriação do ministério da Indústria e Comércio (MDIC) e do Planejamento e Orçamento (MPOC), o fortalecimento das cadeias produtivas, recriação das câmaras técnicas e criação de secretaria especial para o setor de serviços, abrangendo as áreas de turismo e eventos, e a ampliação do fomento e política de inovação para a indústria, serão prioridades para o desenvolvimento da economia nacional.
A informação foi dada na última quarta-feira (07/12/2022), na divulgação do primeiro diagnóstico feito pelo grupo.
“Vamos voltar a fazer o debate com as diversas cadeias produtivas do país, com destaque para as de frango, carne, leite, cacau, indústria, comércio, serviço, englobando turismo e eventos, varejo e atacado. Além disso, é importante recriar as Câmaras Técnicas como espaço de elaboração e consulta, para melhorar as decisões a serem tomadas e de acompanhamento das ações governamentais, que podem ser melhoradas ou até mesmo revistas”, explicou Zé Neto.
Sobre a criação de secretaria especial para serviços, o parlamentar exemplificou: Acho importante a criação da secretaria, lembrando que setores como turismo e eventos, por exemplo, precisam de uma atenção de mais qualidade, pois é uma indústria que tem passado por muitas dificuldades, principalmente em virtude da pandemia e de seus efeitos. Além disso, é precisar tratar esses temas de forma transversal em comitês Interministeriais”, finalizou.
O diagnóstico foi apresentado pela equipe formada pela o ex-ministro e coordenador do grupo de trabalho, Aloizio Mercadante, o ex-ministro Mauro Borges, a senadora Zenaide Maia, o ex-governador Germano Rigotto e o professor Paulo Feldmann.
Na oportunidade, o ex-ministro Mauro Borges, afirmou que houve um desmonte da política industrial e de comércio exterior no Brasil, além do desmonte de instituições, a exemplo do que aconteceu com o BNDES.
“Existe uma política de descapitalização no país, estávamos indo na contramão do mundo, sem proteger o nosso mercado interno”, enfatizou.
O GT ainda disse que mais do que a recriação do MDIC, é necessário que a reforma tributária seja aprovada, para que ocorra o processo de reindustrialização do país.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from rnal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




