Depois de sofrer a oitava derrota consecutiva em Copas do Mundo na estreia contra a Suíça, Camarões manteve as esperanças de classificação para as oitavas de final arrancando um empate da Sérvia (3×3) graças à entrada decisiva do atacante Vincent Aboubakar.
O Brasil, por sua vez, já tem presença garantida nos mata-matas. Após vencer a Sérvia no primeiro jogo com dois gols de Richarlison, a Seleção passou pela Suíça com gol de Casemiro.
A maior preocupação brasileira continua sendo o tornozelo direito do astro Neymar, contundido na partida com os sérvios. No lado camaronês não há o que calcular: é vencer ou vencer os pentacampeões mundiais para sonhar com a vaga na segunda fase.
Data, horário, local e Arbitragem
- Data e horário: Sexta-feira, 2 de dezembro de 2022, às 16h de Brasília (19h de Lisboa, 22h de Doha)
- Local: Estádio Lusail
- Árbitro: Ismail Elfath (EUA) Auxiliares: Kyle Atkins e Corey Parker (EUA)
Prováveis escalações
- Brasil: Alisson; Éder Militão, Thiago Silva, Marquinhos e Alex Telles; Casemiro; Rodrygo, Bruno Guimarães, Lucas Paquetá e Vinícius Júnior; Gabriel Jesus Suspenso com o próximo cartão amarelo: Fred
- Camarões: Devis Epassy; Collins Faï, Nicolas Nkoulou e Jean-Charles Castelletto; Nouhou Tolo, André-Frank Zambo Anguissa, Pierre Kunde e Martin Hongla; Karl Toko Ekambi e Eric Maxim Choupo-Moting; Vincent Aboubakar Suspensos com o próximo cartão amarelo: Nicolas Nkoulou, Christian Bassogog e Collins Faï
Histórico do confronto
Esta será a terceira vez que Brasil e Camarões se enfrentam em Copas do Mundo. Os dois encontros anteriores também aconteceram na fase de grupos. Em 1994, os brasileiros venceram por 3 a 0 – o atual técnico da seleção camaronesa, Rigobert Song, esteve em campo naquela ocasião. Com apenas 17 anos à época, ele acabou recebendo um cartão vermelho direto no segundo tempo. Vinte anos mais tarde, na edição do Brasil 2014, os donos da casa se impuseram por 4 a 1 graças a dois gols de Neymar, um de Fred e outro de Fernandinho. Joël Matip descontou para a equipe africana.
No cômputo geral, o retrospecto entre os dois países é de cinco vitórias para o Brasil e uma para Camarões, em 2003, pela Copa das Confederações. Os brasileiros perderam de 1 a 0 com gol de Samuel Eto’o, um motivo de esperança para o time que precisa de uma façanha diante dos pentacampeões mundiais.
Principais números
Camarões só conquistou uma vitória em 17 partidas de Copa do Mundo desde a participação nas quartas de final em 1990, um triunfo por 1 a 0 contra a Arábia Saudita em 2002. Diante da Sérvia, os camaroneses puseram fim a uma série de oito derrotas consecutivas na competição.
Já o Brasil só foi derrotado uma vez em 29 jogos válidos pela fase de grupos do Mundial. A equipe canarinho registra 17 partidas sem derrota na primeira fase desde que perdeu da Noruega por 2 a 1 em 1998.










