Protestantes defendem unidade para influenciar na política de Feira de Santana; Evangélicos querem mais poder; Encontro ocorreu na Câmara Municipal

Evento na Câmara Municipal de Feira de Santana reuniu protestantes políticos que buscam mais poder através da política.
Evento na Câmara Municipal de Feira de Santana reuniu protestantes políticos que buscam mais poder através da política.

Unidade: combinação de esforços de pensamento; união. É desta forma que o dicionário Aurélio descreve um substantivo necessário entre as diversas associações evangélicas existentes em Feira de Santana para “mudar a história desta cidade”. Assim pensa o bispo Roque Hudson Mamona, presidente do Ministério Adulão. Presente na sessão solene em celebração ao Dia Municipal da Consciência Evangélica, realizada pela Câmara Municipal de Feira de Santana (CMFS) na noite de ontem (01/12/2022), ele destacou que a presença de representantes de quatro destas associações “deve ser decretada como algo profético”.

Em meio aos discursos fundamentados na fé, a importância da unidade foi referida pela maioria das lideranças religiosas que passaram pela tribuna da Câmara Municipal. Presidente da Associação de Ministros Evangélicos de Feira de Santana (AME), o pastor Ricardo Francisco de Arruda Barbagelata diz que todos os ministros e fiéis devem superar as divisões e separações entre as Igrejas Evangélicas para cumprir a responsabilidade com o município e seus cidadãos.

“Através da nossa unidade e da nossa comunhão, nós precisamos trazer algo novo para nossa cidade”, diz.

No sentido de estabelecer esta unidade, a humildade é uma virtude de fundamental importância, opina o ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho. E, para cumprir com suas responsabilidades, toda criatura deve propagar o evangelho, assim como Deus determinou, acrescenta o deputado estadual José de Arimateia. Requisitante da sessão, o vereador Pastor Valdemir resume que o evangelho é um dos principais meios de transformação de vidas e, neste sentido, o pastor é um agente capaz de sensibilizar e comover multidões.

Poder e dinheiro

O movimento protestante de Feira de Santana objetiva mais poder e, com ele, o aumento dos recursos financeiros. A profusão de unidades religiosas em bairros da periferia tem sido acentuada e a cobrança por doação de dinheiro dos fiéis segue em proporção geométrica.

A política transforma bispo e pastores evangélicos em milionários da fé. Eles não parecem estar dispostos a doar as vultosas somas que arrecadam em benefício dos mais necessitados da sociedade. Todavia, nem todos atuam da mesma forma.

Homenageados da noite

Na noite de fé, celebração e louvor, foram concedidos certificados alusivos ao Dia Municipal da Consciência Evangélica às seguintes pessoas: da AMIPE – Associação de Missionários, Pastores e Evangelistas: Pastora Anailza Gonçalves de Freitas, Pastor Valdir Oliveira de Freitas, Pastora Ligia Bezerra Deiró Costa, Evangelista Ademário Pereira dos Santos, Pastor Paulo Jorge Oliveira Araújo, Pastor Aluísio Vieira de Magalhães; AME – Associação de Ministros Evangélicos de Feira de Santana: Pastor Carlos Fernandes Neto, Pastor Gilmar Bezerra da Silva, Pastor Ricardo Francisco de Arruda Barbagelata, Diretor de Intercessão José Maria da Silva, Pastora Jamyla Matos Costa Cedraz, Sr. José Alberto dos Santos Bispo.

Da Associação Origem, foram homenageados o Pastor Tiago Gernan de Andrade Rêgo, Pastora Monique Correia de Andrade, Apóstolo Itamar Alexandre da Silva Melo, Bispa Eliana Nogueira Melo, Diaconisa Daniela Costa de Souza Silva, Diácono José Antônio Lemos da Silva; Ministério Caverna do Adulão: Sr. Deraldo Sena Moreira Passos, Sra. Neuraci Leal Barbosa Moreira Passos, Pastor Domicío Lima Oliveira, Pastora Rosimeire Reis Teles Oliveira, Pastora Marilene Rodrigues da Costa e Pastor Valdir Silva dos Santos. Do COMMFE – Conselho Federal de Mulheres Ministras do Evangelho e Femininas: a Apóstola Mary  ngela Brito Alves, Bispa Sonete de Jesus Santos, Pastora Patrícia Cerqueira de Araújo Pereira, Pastora Elda Gomes Batista Santos, Pastora Anaildes Lobo, Pastora Rose Portugal e Pastora Eliene dos Santos Brito.

A solenidade foi conduzida pelo Pastor Valdemir, que compôs a Mesa de Honra ao lado de José Ronaldo; José de Arimateia; do Apóstolo José Ribeiro Santana, Presidente da Associação de Missionários, Pastores e Evangelistas – AMIPE; Pastor Ricardo Francisco Barbagelata, palestrante da sessão; Apóstolo Antônio Marcos Macedo Sampaio, Presidente da Associação Origem, e pelo Bispo Roque Hudson Calumby Mamona.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do Concurso Público de 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 142096 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.