Feira de Santana registrou 10 casos de varíola dos macacos em 2022, diz SMS

Em 2022, Feira de Santana registrou 10 casos de Monkeypox, também conhecida por varíola dos macacos. A primeira detecção foi feita em agosto, dois meses após a confirmação do primeiro infectado no país.

Segundo a Vigilância Epidemiológica (VIEP), os pacientes diagnosticados eram do sexo masculino, com faixa etária entre 22 e 47 anos. A maioria possuía histórico de viagem. Todos foram monitorados e apresentaram quadro estável, sem evoluir para complicações.

Os sintomas mais constantes nos feirenses que contraíram a doença foram lesões de pele, gânglios inflamados, dor de cabeça forte e febre alta. Estes sinais foram um dos indícios que levou o primeiro paciente de 29 anos a procurar a unidade de saúde para realizar o exame.

Segundo a coordenadora da VIEP, Carlita Correia, a última semana epidemiológica do ano passado foi negativa para todos os casos suspeitos.

“No momento, todos os infectados encontram-se recuperados e só temos um caso aguardando o resultado do exame laboratorial”, informou.

Os pacientes com suspeita da varíola devem procurar as unidades que foram designadas como referência para esse tipo de atendimento. São elas as policlínicas municipais, as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e mais seis Unidades de Saúde da Família (USF) vinculadas ao programa Saúde na Hora – esta última funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da CMFS: Campanha de abril de 2026 2.
Banner do Governo da Bahia: Campanha sobre Feiras Literárias.
Banner do INSV 20260303.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading