Uma recente pesquisa revelou que a criação de um Imposto sobre Grandes Fortunas (IGF) tem o apoio da maioria da população brasileira. Segundo o levantamento, 63% dos entrevistados são favoráveis à proposta, que tem sido discutida por parlamentares e especialistas como uma forma de aumentar a arrecadação do governo e diminuir a desigualdade social.
O estudo foi encomendado pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal e realizado pelo Instituto de Pesquisa DataSenado. Foram entrevistadas mais de 1.200 pessoas em todo o país, entre os dias 5 e 10 de fevereiro de 2023.
De acordo com os resultados, a maioria dos brasileiros considera que os mais ricos devem contribuir mais para a sociedade e que a criação do IGF seria uma forma justa de redistribuir a renda. Além disso, 67% dos entrevistados concordam que o dinheiro arrecadado com o imposto deveria ser utilizado em programas sociais, como saúde, educação e segurança pública.
A proposta de criação do Imposto sobre Grandes Fortunas já foi apresentada em diversas ocasiões no Congresso Nacional, mas nunca chegou a ser aprovada. Atualmente, ela está em discussão em uma comissão especial da Câmara dos Deputados. Se aprovada, a medida poderá ter um impacto significativo na arrecadação do governo e na redução das desigualdades sociais no país.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




