O mercado financeiro elevou a sua projeção para a inflação este ano, de 5,74% para 5,78%, segundo o Boletim Focus do Banco Central (BC) desta sexta-feira (06). A previsão é divulgada semanalmente e traz a expectativa de instituições financeiras para os principais indicadores econômicos. Para 2024, a previsão da inflação é de 3,93%. As estimativas para 2025 e 2026 são de 3,5% para ambos os anos.
A projeção do mercado para a inflação este ano está acima do teto da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), de 3,25%, com uma margem de tolerância de 1,5 ponto percentual. A previsão para 2024 também está acima do centro da meta prevista, que é de 3%. O BC prevê que a inflação ficará dentro da meta a partir de 2024, quando deverá ser de 3%, e em 2025, 2,8%.
O principal instrumento usado pelo BC para alcançar a meta de inflação é a taxa básica de juros, a Selic, que está atualmente em 13,75%. O Comitê de Política Monetária (Copom) indicou que os juros podem permanecer altos por mais tempo que o previsto e não descartou a possibilidade de novas elevações caso a inflação não convirja para o centro da meta em meados de 2024.
Para o mercado financeiro, a expectativa é de que a Selic encerre 2023 em 12,5% ao ano. Para 2024, a estimativa é de 9,75% e, para 2025 e 2026, a previsão é de 9% e 8,5%, respectivamente. Quando o Copom diminui a Selic, a tendência é de que o crédito fique mais barato e a economia se expanda.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




