A Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) divulgou nesta Quarta-Feira de Cinzas (22/02/2023) que seu Sistema de Reconhecimento Facial foi responsável pela captura de 79 foragidos da justiça durante o Carnaval de Salvador. Entre os capturados, havia indivíduos com mandados de prisão por homicídio, tráfico de drogas, associação criminosa, roubo, estelionato, furto e porte ilegal de arma de fogo.
Durante o período da folia, o Reconhecimento Facial localizou 46 criminosos no circuito Dodô (Barra/Ondina), 19 no Osmar (Campo Grande), 11 no circuito Batatinha (Centro Histórico), um no Carnaval de bairro em Itapuã, um na festa de Camaçari e um no Carnaval de Santo Estevão, no interior.
Dentre os capturados, havia um ex-soldado do Exército Brasileiro, que além de homicida e traficante, treinava comparsas para uso de fuzil e atuação em confrontos.
“A quantidade de criminosos localizados pelo Reconhecimento Facial no Carnaval é espetacular. Cada alerta, abordagem e confirmação de mandado motivavam ainda mais as equipes da SSP, PM e PC”, declarou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.
Em relação às ocorrências, houve redução de lesões corporais e de crimes contra o patrimônio (furtos e roubos) em comparação ao Carnaval de 2020. As lesões corporais caíram de 120 no ano passado para 58 este ano, enquanto os crimes contra o patrimônio foram reduzidos de 1.247 em 2020 para 1.089 em 2023.
Além das prisões, a Polícia Militar da Bahia realizou ações ostensivas que resultaram em 42 prisões em flagrantes por roubo, furto, tráfico de drogas e brigas. Nos portais de abordagem, a polícia apreendeu uma pistola e cerca de 1.300 armas brancas (espada, facas, canivetes, entre outros).
O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) atendeu 664 ocorrências nos circuitos Batatinha, Osmar e Circuito. Dessas, 651 foram atendimentos pré-hospitalares, 13 de busca e resgate, além de 1.209 orientações e ações de prevenção. As pulseiras coloridas de identificação para crianças e pessoas com necessidades especiais fizeram sucesso com o público.
As equipes da Ouvidoria Geral da SSP-BA conversaram com 2.635 pessoas, espalhadas pelos três principais circuitos, além de folias de bairros, para pesquisar a sensação de segurança e a qualidade do trabalho das forças policiais. Mais de 32% afirmou confiar totalmente nas forças policiais e bombeiros, 56% confiam parcialmente, 5,3% não confiam e 6,1% não souberam responder. Quanto à sensação de
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




