Está em negociação a criação da União Progressista, uma federação entre o partido União Brasil e o Partido Progressista (PP). Se concretizada, a aliança se tornaria o maior grupo partidário da Câmara dos Deputados, com 108 deputados, sendo 59 do União e 49 do PP. As negociações estão sendo lideradas pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e pelo presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira (PI).
A União Progressista tem como objetivo aumentar a representatividade dos partidos no Congresso Nacional e fortalecer suas bases políticas. A aliança também pode ajudar a resolver impasses entre as siglas, como a disputa nos bastidores entre o União Brasil e o PL sobre a indicação do relator do Orçamento de 2024.
Segundo fontes, o União Brasil afirma ter acordado ficar com a relatoria na CMO como contrapartida a seu apoio a Lira na eleição da Câmara, enquanto o PL diz que não renunciará ao comando da CCJ da Câmara caso a sigla não consiga emplacar o relator do Orçamento de 2024.
Com a criação da União Progressista, a escolha da CCJ seria trocada pelo Orçamento com o PT, dando ao PL o direito de escolher em segundo lugar. A comissão escolhida seria a de Fiscalização e Controle. A nova aliança política também pode se tornar uma alternativa para as eleições presidenciais de 2022, apresentando um candidato próprio ou apoiando uma terceira via. O presidente Jair Bolsonaro já demonstrou apoio à união dos partidos.
*Com informações do Poder360.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




