A Rússia anunciou e nesta manhã de sexta-feira (17/03/2023) a extensão do acordo de exportação de cereais ucranianos por 60 dias. O anúncio foi feito por Alexandr Grushko, vice-ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia.
O governante russo sublinhou também que Moscovo vai insistir para que sejam cumpridas as promessas feitas à Rússia quando o acordo foi assinado, como é o caso «do levantamento de todas as sanções, directas e indirectas, sobre o fornecimento de produtos agrícolas russos aos mercados globais internacionais”
Por seu lado, o ministro da Infraestrutura da Ucrânia, Oleksander Kubrakov, defende que a proposta russa de estender o acordo de exportação de cereais por 60 dias está em desacordo com o que foi assinado em Julho passado: “O acordo implica pelo menos 120 dias de prorrogação”.
Kyiv espera agora uma posição oficial das Nações Unidas e da Turquia, mediadores do acordo.
O acordo para a exportação de cereais a partir dos portos ucranianos foi concluído em Julho de 2022, sob a égide das Nações Unidas e da Turquia. O documento foi renovado, pela primeira vez, em Novembro de 2022, por um período de 120 dias.
A “Iniciativa para o transporte seguro de produtos agrícolas através do Mar Negro” permitiu a exportação de milhões de toneladas de cereais.
No mês passado, a Ucrânia fez saber que gostaria que o acordo fosse prolongado por, pelo menos, um ano e estendido a outros portos.
*Com informações de Cristiana Soares, da RFI.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




