Membros da agricultura familiar do Recôncavo da Bahia entregam produtos para alimentação escolar

Atentos à oportunidade gerada pela Portaria Nº 11/2023 publicada no último mês de janeiro de 2023, pelo Governo do Estado da Bahia, que determina que 100% dos recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), deverá ser utilizado na aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar, cooperativas e associações do setor se mobilizam para ampliar a oferta de produtos para as escolas da rede estadual.

A determinação é um marco para a agricultura familiar brasileira e baiana por ultrapassar o que está previsto nas regras do PNAE, sendo um importante instrumento para a comercialização e o escoamento de produtos de agricultores e agricultoras baianos.

A Associação dos Agricultores da Comunidade da Sapucaia, no município de Santo Antônio de Jesus, é um exemplo de sucesso na comercialização de produtos. Entre os itens entregues a quatro escolas da rede estadual do município de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo baiano, estão broa, pizza de aipim e tempero pronto.

A vice-presidente da Associação e agricultora, Mariana Morais dos Santos, ressalta a oportunidade desse novo momento. “Estamos muito felizes com essa proposta do Governo do Estado de as escolas comprarem 100% dos produtos da agricultura familiar. Nós estamos visitando as escolas estaduais para que possamos inserir cada vez mais os nossos produtos na alimentação escolar e favorecer a segurança alimentar e nutricional das crianças do nosso município. Ficamos muito felizes quando vamos às escolas e vemos que as três refeições estão sendo feitas, inclusive com produtos da agricultura familiar”.

Além de contribuir para melhorar a qualidade da alimentação escolar, os recursos adquiridos por meio do PNAE, agricultores e agricultoras e suas associações e cooperativas, aquecem a economia dos municípios, comprando no comércio local. Na comunidade da Sapucaia, por exemplo, 84 famílias já recebem os dividendos da produção.  A Associação é uma das beneficiadas pelo projeto do Governo do Estado, Bahia Produtiva, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).

“No fim de 2022, nós tivemos a alegria de fazer a distribuição de renda para essas famílias após a venda dos produtos delas. Nós entregamos uma média de R$ 1.300 para cada agricultor, que muitas vezes não sabiam para onde vender os seus produtos. Ou seja, PNAE significa distribuição de renda”, comentou a agricultora.

O diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, reuniu-se com representantes da agricultura familiar do Recôncavo, nesta segunda-feira (27/02), e ressaltou a importância dessa parceria entre a agricultura familiar e a alimentação escolar. “Seguimos firmes junto com as associações e cooperativas para o fornecimento de uma alimentação escolar direto da agricultura familiar. O Governo do Estado injetará R$ 303 milhões de reais em investimentos nessa ação. Então, são 303 milhões de oportunidades para a agricultura familiar crescer ainda mais por toda a Bahia”.

Para atender a demandas como a da entrega de produtos a escolas da rede estadual e contribuir para agregar valor à produção e ampliar a comercialização, a Associação da Sapucaia foi beneficiada também na base de produção, via Bahia Produtiva, com a implantação de uma cozinha comunitária, equipamentos, caminhão e assistência técnica para favorecer a produção dos derivados de mandioca no local. Assim, a comunidade pode ter a capacidade produtiva necessária para atender aos mercados institucionais.

O Bahia Produtiva é um projeto executado pela CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha Encerramento do Projeto Verão 2026.
Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading