Memorando marca novos rumos da parceria entre o Governo da Bahia e o FIDA

Representantes do Governo do Estado da Bahia e do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) assinaram, nesta quinta-feira (02/03/2023), o memorando com encaminhamentos e acordos para a execução das etapas finais do projeto Pró-Semiárido, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

A Carta Compromisso alinha e fortalece a parceria entre governo estadual e FIDA, que já soma 25 anos com a execução de três grandes projetos de desenvolvimento rural, e traça rumos para a continuidade da colaboração.

A assinatura do documento ocorreu na sede da CAR, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador, e contou com a presença do diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro; do secretário de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso, do coordenador geral do Pró-Semiárido, Cesar Maynart; do oficial do Programa do Fida, no Brasil, Hardi Vieira, entre outros membros do Fundo.

O diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, destacou que o memorando referendou ainda mais todo o trabalho desenvolvido pelo projeto Pró-Semiárido. “Os 32 municípios contemplados com o Pró-Semiárido vivenciaram uma experiência nova de um projeto estruturante que possibilitou mais dignidade às famílias assistidas. E essa missão, sem dúvida, está concluindo isso”. Ele também falou da expectativa com uma nova operação com o FIDA. “São 25 anos da parceria entre o FIDA e o Estado da Bahia e a gente chega no horizonte de um novo acordo de empréstimo que está sendo elaborado e, sem dúvida nenhuma, teremos em 2024 em plena execução um novo projeto que é o Parceiros da Mata”.

O secretário da SDR, Osni Cardoso, ressaltou que é muito importante o fato dessa ação ter chegado com muitas políticas públicas em municípios que realmente precisavam de uma atenção do Estado e saber que tem a CAR e a SDR que conseguem dar conta de projetos como esse executado em parceria com o FIDA.

“Ao assinar esse documento, a gente se compromete em fazer melhor e, obviamente, buscar mais alternativas e parcerias para continuar atuando com a agricultura familiar do Estado da Bahia”.

No memorando foi destacada a preparação do Pró-Semiárido para as implementações em campo, em especial com organizações comunitárias e econômicas; as ações realizadas no município de Ponto Novo; o olhar para a gestão do conhecimento; e as possíveis novas operações do FIDA com o Estado da Bahia.

Hardi Vieira ressaltou a qualidade da execução do Pró-Semiárido e reiterou a relevância da parceria com a Bahia.

“O Pró-Semiárido é um projeto de referência não só no Brasil, mas no mundo. A gente aprofundou com o Governo do Estado possíveis colaborações futuras, uma bem concreta de um novo projeto de investimento que é o ‘Parceiros da Mata’ numa outra região que o FIDA nunca operou na Bahia que é o Baixo Sul. O FIDA avalia como extremamente positiva essa colaboração com o Governo do Estado da Bahia e temos aí várias possibilidades que estamos explorando e trabalhando para continuar esta colaboração”.

Durante a Missão de Apoio, que aconteceu no período de 27 de fevereiro a 02 de março, além das reuniões de alinhamento com a equipe do projeto e do FIDA, houve um momento de apresentação da ação de Pagamento por Serviços Ambientais (PAPSA) da Secretaria de Meio Ambiente do Estado (SEMA) e foi debatida a perspectiva de trabalho conjunto neste próximo projeto, que será executado na Zona da Mata e que deve utilizar recursos captados pelo FIDA junto ao Governo Alemão para ações de sustentabilidade ambiental.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha Encerramento do Projeto Verão 2026.
Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading