Presidente do TJBA concede medalha à ministra do STF e encerra o seminário ‘Ruy Barbosa, do Império à República, uma vida dedicada à Nação’

Em cerimônia solene, o Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, por decisão unânime do TJBA, outorgou a Medalha do Mérito Jurídico Ruy Barbosa à Ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF). A honraria, instituída em outubro de 1999, havia somente sido agraciada, até então, a cinco personalidades nacionais. Na ocasião, a Ministra proferiu a palestra de encerramento do Seminário “Ruy Barbosa, do Império à República, uma vida dedicada à Nação”.

O Seminário integrou a programação especial, promovida pelo TJBA, para homenagear o Centenário da Morte de Ruy Barbosa. Realizado no Auditório Desembargadora Olny Silva, com transmissão ao vivo no Youtube, o evento ocorreu na quinta e na sexta-feira (09 e 10/03/2023).

“Enfim, chegamos à conferência de encerramento deste evento, com uma das mais representativas e republicanas Juristas deste país, na semana que, igualmente, celebramos o Dia Internacional da Mulher. A Ministra Cármen Lúcia é um exemplo para todos e todas”, defendeu o Presidente do TJBA.

O Desembargador, também, parabenizou o Supremo Tribunal Federal pela homenagem feita ao ilustre baiano Ruy Barbosa e agradeceu a oportunidade de ter contribuído para o vídeo institucional.

O Presidente Nilson Soares Castelo Branco condecorou a Ministra Cármen Lúcia com a Medalha do Mérito Jurídico Ruy Barbosa, mencionando as suas muitas conquistas e contribuições à Justiça brasileira. A honraria e o diploma foram entregues à Ministra pelas Desembargadoras Nágila Brito e Rita Magalhães.

“Eu fico, extremamente, emocionada com uma reverência tão pródiga, generosa e afetuosa, como a que foi feita pelo Presidente do TJBA, em um evento que, para mim, só de estar presente já é uma honra enorme”, afirmou a Ministra Cármen Lúcia.

A Magistrada destacou que a honraria pertence a todo o STF. Declarou, ainda, a importância de a Comenda vir do Tribunal baiano, em um evento sobre Ruy Barbosa – figura que sempre demonstrou grande amor à pátria.

“Ruy é, além de tudo, um homem de coragem”, encerrou a Ministra ao som de aplausos duradouros, com todos os presentes de pé no Auditório Desembargadora Olny Silva.

“Ruy Barbosa marcou a cena pública do nosso país, entre debates, escritos, estudos, discursos pautados no espírito das leis e na defesa dos direitos políticos, sociais e individuais. Ele defendia uma sociedade livre e pluralista, além de socialmente mais integrada. Então, é frutífero e imortal seu legado”, declarou o Chefe do Judiciário baiano, que ressaltou que os dois dias de Seminário buscaram contemplar essa pluralidade de ângulos e perfis exibidos pelo célebre Jurista.

Ainda em seu discurso, o Presidente Nilson Soares Castelo Branco repudiou os atentados realizados ao Congresso Nacional, ao Palácio do Planalto e ao Supremo Tribunal Federal, ocorridos no dia 8 de janeiro de 2023.

A solenidade reuniu autoridades locais e nacionais, bem como estudantes, pesquisadores, especialistas, profissionais do Direito e membros do Poder Judiciário. Ao final, a Ministra Cármen Lúcia recebeu flores e a terceira edição do livro “Antecedentes Históricos do Fórum Ruy Barbosa”.

A apresentação musical de encerramento foi realizada pela Cantora Mariene de Castro que entoou o Hino da Bahia e as canções ao Senhor do Bonfim e a Oxum.

Pela manhã, ocorreram as palestras: “Ruy e Maria Augusta”, com o Desembargador Cássio Miranda e Letícia Dornelles; “Ruy e o Tribunal de Contas”, com o Desembargador Pedro Guerra e Paulo Modesto; “Ruy Jornalista”, com Ernesto Marques e Joaci Góes; e “Ruy Internacionalista”, com o Desembargador Mário Albiani Júnior e César Faria.

No período da tarde, foram ministrados os painéis: “Ruy e o Ensino”, com a Desembargadora Nágila Brito e Aurélio Wander Bastos; “Ruy e o Direito Penal”, com Carlos Rátis e Renato Mello Jorge Silveira; e “Ruy e o Código Civil”, com Celso Castro e Otávio Luiz Rodrigues Júnior.

Após o encerramento, o Presidente do TJBA reconheceu que o evento não teria logrado tamanho êxito, não fosse a Consultoria Jurídica, sem ônus para o Tribunal, do Professor Roberto Rosas, do Desembargador Lidivaldo Reaiche Brito e de toda a Comissão de Memória do Poder Judiciário.

Compuseram a Mesa de Encerramento do evento o Presidente do TJBA, Desembargador Nilson Soares Castelo Branco; a Ministra do STF, Cármen Lúcia; o Secretário de Justiça e Direitos Humanos da Bahia, Felipe da Silva Freitas, representando o Governador Jerônimo Rodrigues; o Presidente da Comissão Organizadora do Centenário da Morte de Ruy Barbosa, Desembargador Lidivaldo Reaiche Brito; o Presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Deputado Adolfo Menezes; o Procurador-Adjunto do Ministério Público da Bahia, Paulo Marcelo Costa, representando a Procuradora-Geral de Justiça, Norma Angélica; o Desembargador Eleitoral do Tribunal Regional da Bahia, Vicente Buratto, representando o Presidente do TRE-BA, Desembargador Roberto Frank; o Procurador Jamil Neto, representando a Procuradora Bárbara Camardelli; a Defensora Pública do Estado da Bahia, Sinara Gomes, representando a Defensora Pública Geral, Firmiane Venâncio; e a Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (subseção Bahia), Daniela Borges.

Celebrações do Centenário de Morte

Na quarta-feira, dia 1º de março de 2023, membros da sociedade civil, autoridades dos três poderes e convidados diplomáticos se reuniram no Fórum Ruy Barbosa para homenagear o aniversário de 100 anos de morte do célebre Jurista, em solenidade promovida pelo TJBA. Como parte da programação, o Professor Edvaldo Brito foi homenageado com a outorga da Medalha do Mérito Jurídico Ruy Barbosa e o TJBA lançou a terceira edição do Livro “Antecedentes Históricos do Fórum Ruy Barbosa”.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading