No processo para escolha do melhor jogador da temporada 2022, o The Best FIFA – Melhor jogador, os capitães das seleções internacionais foram parte do corpo eleitoral. Entre eles, representando o Egito, estava Mohamed Salah, o astro do Liverpool.
Em sua cédula, Salah escolheu os jogadores na seguinte ordem: 1 – Vinícius Júnior; 2 – Kevin De Bruyne, o meia belga do Manchester City; e 3 – Achraf Hakimi, o ídolo marroquino e lateral do Paris-Saint Germain.
Vinícius Júnior fez parte da lista de indicados ao prêmio de melhor do ano, que acabou vencido pelo campeão mundial Lionel Messi. Os franceses Kyllian Mbappé e Karim Benzema foram os demais finalistas.
No total, contando todo o corpo de eleitores de capitães e técnicos de seleção e jornalistas especializados, o atacante do Real Madrid, recebeu 18 votos. A participação popular via site da FIFA contou com outros 25% na soma (entenda abaixo)
Lembrando que talvez a maior façanha de Vini Jr. no período que contou para votação — 8 de agosto de 2021 a 18 de dezembro de 2022 — marcou o gol do título do gigante espanhol na final da Liga dos Campeões UEFA justamente contra o Liverpool de Salah.
No geral, Vini terminou com 10 pontos, ficando em 11º na eleição. Messi venceu com 52 pontos, seguido pelos 44 de Mbappé e pelos 34 de Benzema. Depois vieram Luka Modric, Erling Haaland, Sadio Mané, Julián Álvarez , Achraf Hakimi, seu compatriota Neymar, com 13, e Kevin De Bruyne.
Os capitães de Barbados (Hadan Holligan), Congo (Christoffer Mafoumbi) votaram no jogador revelado pelo Flamengo em segundo. E os capitães de Kosov (Amir Rrahmani) e Romênia (Vlad Chiriches) o apontaram em terceiro.
Os treinadores de Dominica (Ellington Sabin), Eswatini (Dominic Kunene), Nepal (Prabesh Katuwal), Eslováquia (Francesco Calzona) votaram no jogador como terceiro também.
Entenda como foi realizado o processo de votação e confira no FIFA+ quais capitães e treinadores das seleções votou em quem:
- 14 jogadores foram inicialmente indicados ao prêmio, tendo sido escolhidos por um painel de especialistas.
- A partir desta lista, foi feita uma votação envolvendo técnicos e capitães das seleções masculinas, jornalistas especializados e torcedores que votaram no site da FIFA. Os eleitores apontaram suas primeira, segunda e terceira escolhas para vencedores.
- Os pontos foram dados aos indicados com base em sua posição a cada voto (foram cinco pontos para o primeiro, três para o segundo e um para o terceiro).
- Os capitães que tenham sido indicados não poderiam votar em si mesmo.
- O resultado de cada grupo votante – técnicos, capitães, jornalistas e torcedores – valeu cada um como 25% do total, independentemente do número de eleitores em cada grupo.
- O Prêmio The Best FIFA – Melhor Jogador foi dado àquele que recebeu o maior número de pontos.
O processo de votação foi supervisionado por observadores independentes.
*Com informações da FIFA.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




