Salvador: MPT abre inquérito para investigar maus-tratos a trabalhador no Bairro de Brotas

O Ministério Público do Trabalho (MPT) abriu nesta sexta-feira (24/03/2023), inquérito civil para apurar os aspectos trabalhistas do caso de um homem que seria mantido em cárcere privado e que sofria maus-tratos de sua empregadora, no bairro de Brotas, em Salvador. Os fatos já estão sendo investigados pela Polícia Civil, que teria recebido denúncia dos parentes da vítima e retirado o homem de 59 anos da casa da patroa, identificada apenas como uma oficial da Polícia Militar da Bahia. O trabalhador foi levado à delegacia na noite dessa quinta-feira (23/03) para prestar depoimento e para ser encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) para realização de exame de corpo de delito.

O MPT tomou conhecimento do caso e abriu procedimento de investigação. Nos próximos dias, deverão ser solicitadas informações à 1ª Delegacia de Polícia, onde o caso foi registrado. A partir daí, devem ser convocadas testemunhas, vítima e empregadora para esclarecimentos. Só após a análise dos elementos, será avaliado o enquadramento do caso como sendo trabalho análogo à escravidão.

O número de trabalhadores domésticos em situação análoga à escravidão vem crescendo muito nos últimos anos na Bahia. Somente no ano passado, dez pessoas com esse perfil foram resgatadas no estado. A maior divulgação de casos de trabalho escravo doméstico tem feito o número de denúncias crescer, a partir de uma conscientização da sociedade sobre o problema.

Este ano, 210 baianos já foram resgatados de situação em que eram submetidos a condição semelhante à de escravos. No maior caso, 198 baianos regressaram a suas cidades natais depois de serem encontrados em alojamentos precários e sofrendo violências e ameaças em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul no início do mês. Dias depois, cinco jovens foram encontrados em condições degradantes realizando a embalagem de carvão em Salvador. O terceiro caso ocorreu esta semana, em Maraú, onde sete operários da construção civil estavam vivendo em alojamentos sem as mínimas condições numa obra na praia de Barra Grande.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha Encerramento do Projeto Verão 2026.
Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading