Banco Mundial e PNUD propõem reformas para sistema de proteção social do Brasil

O Banco Mundial e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Pnud, lançaram o estudo Proteção Social para o Brasil do Futuro. O documento traz 10 propostas de reformas de médio prazo, em resposta aos desafios que o país enfrentará até 2040.

Essas atividades contemplam os setores de assistência social, trabalho e previdência social. Algumas consistem em unificar programas que hoje estão fragmentados, enquanto outras sugerem ampliar e fortalecer a prestação de serviços públicos.

Transição demográfica

Embora o estudo não apresente o custo detalhado de cada reforma, a maioria delas poderia ser agrupada de forma a não aumentar as despesas do governo no médio prazo.

Para Luis Henrique Paiva, especialista em proteção social do Pnud, o estudo ajuda a pensar o Brasil do futuro.

“O relatório é um passo importante e mostra uma convergência muito interessante de duas instituições, o Pnud e o Banco Mundial no Brasil, em torno de princípios do diagnóstico de certas tendências e de propostas para a proteção social do Brasil no futuro, num período de até 20 anos. A ideia que as instituições compartilham é que precisamos ter um sistema de proteção social universal, ou seja, que ele proteja a todos; que proteja a todos da pobreza e que permita que essas pessoas desenvolvam seu melhor potencial; ela deve ser oferecida com base no direito que as pessoas têm de receber esses benefícios e serviços e deve estar alinhada aos incentivos para que a gente tenha uma economia muito produtiva e mais formalizada do que a atual.”

Mais eficiente

Matteo Morgandi, especialista sênior em proteção social e emprego do Banco Mundial, traz outra mensagem central do estudo: “O relatório explica como o Brasil já tem muitos dos instrumentos necessários para enfrentar o futuro com confiança no sistema de proteção social; no entanto, é necessário fazer reformas institucionais, mudar a estrutura de vários programas, fazer investimentos em sistemas e modalidades de implementação e fazer realocações orçamentárias para os programas que mais precisam para o futuro. E isso vai ajudar a proteção social a permanecer relevante e se tornar mais eficiente”.

Segundo o relatório, desde a década de 1980, o Brasil produziu avanços significativos em termos de redução da pobreza e da desigualdade, e no desenvolvimento do capital humano da população. O sistema de proteção social desempenhou um papel fundamental nesse processo. O país expandiu as políticas de transferências, criou o Cadastro Único e estabeleceu um sistema único de assistência social em quase todos os municípios.

Desigualdade e vulnerabilidade

Apesar desse progresso, o Brasil continua a enfrentar alto nível de vulnerabilidade e desigualdade. Além disso, as tendências de longo prazo afetarão a eficácia e a sustentabilidade do sistema de proteção social que o Brasil adota hoje.

Em 2040, a maioria da população brasileira estará em idade ativa, mas não será mais jovem. Cerca de 70% da força de trabalho projetada para o Brasil em 2040 já tem mais de 24 anos hoje e está fora do alcance da educação tradicional. Enquanto isso, 40% não concluíram o ensino médio. Muitos precisarão navegar com baixos níveis de escolaridade em um mercado de trabalho transformado pelas mudanças tecnológicas.

Também é preciso fortalecer as políticas públicas voltadas para as crianças. Quase metade delas está crescendo em condição de pobreza.

Outra grande tendência é a mudança climática, que exigirá uma resposta eficiente do sistema de proteção social aos desastres e aos deslocamentos de trabalhadores.

*Com informações da ONU News.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading