Elaboração da Carteira de Projetos vai definir prioridades para o desenvolvimento de Feira de Santana, diz prefeito Colbert Martins

Dez projetos estruturadores que vão compor a Carteira de Projetos 2035 para Feira de Santana foram apresentados ao prefeito Colbert Martins, nesta quinta-feira (13/04/2023). O estudo aponta intervenções para melhorar o desenvolvimento do município nas áreas de infraestrutura urbana e turística, inovação, educação, agroindústria, entre outros.

O potencial turístico do Morro de São José e o Lago Pedra do Cavalo, ampliação do aeroporto, gestão e inovação do sistema educacional, construção da nova Central de Abastecimento são alguns dos projetos. Entre eles, serão definidos cinco prioritários a serem apontados para execução.

A elaboração da carteira de projetos está sendo realizada por meio de convênio entre a Prefeitura de Feira, a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), autarquia do Governo Federal, e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Os trabalhos estão sendo coordenados por um consórcio formado pelas empresas Tese e CONCREMAT.

A proposta é construir projetos estruturadores pensando no futuro do município, alinhados com os desafios do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE) e que contribua para implementação da Agenda 2030.

De acordo com Fernando Fleury, economista e membro da equipe do consórcio Concremat-Tese, a próxima etapa é o detalhamento apontando o passo a passo para o processo de execução e a documentação necessária.

“Foram observados a capacidade dos projetos serem efetivamente implementados, impacto social e econômico, além da capacidade do município gerenciar as iniciativas. Todo planejamento contou com a participação ativa pessoas engajadas nas áreas apontadas na elaboração da carteira de projetos”, afirma.

Ainda sobre o processo de elaboração, o coordenador local de projetos para o estado da Bahia do PNUD, Leonel Leal, destacou que “o desenvolvimento sustentável, fortalecimento da atividade industrial e inclusão social foram alguns dos requisitos para o planejamento”.

O coordenador de articulação institucional da SUDENE, Frederico Bezerra, observa que o município possui característica de desenvolvimento e a confecção da carteira de projetos vai favorecer inclusive os municípios vizinhos.

“Para implementar os projetos é preciso uma análise de pré-viabilidade, ou seja, é dar o passo anterior à execução do projeto com um planejamento detalhado quanto ao custo e meios para realizar. Pretendemos usar o orçamento do Governo Federal para trazer apoio na execução de projetos de longo prazo”, pontuou.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading