Nesta Sexta-feira Santa (07/04/2023), a Igreja relembra a Paixão e Morte de Jesus, marcando o segundo dia do Tríduo Pascal, que começou na Quinta-feira Santa à noite e terminará com a celebração da Missa após a Vigília Pascal. Durante este dia, a Igreja não celebra a Missa, mas realiza as “Funções da Sexta-feira da Paixão”, uma tradição antiga que recorda a entrega de Jesus por nós.
Este dia é caracterizado por um grande silêncio, não em luto, mas em respeito e gratidão pela entrega do Senhor por nós. É necessário passar pela Sexta-feira da Paixão para chegar às alegrias da ressurreição, assim como muitas vezes passamos por sofrimentos para alcançar a felicidade em nossas vidas.
Jesus carrega a cruz no caminho para o Calvário, carregando o peso de nossos pecados e as dores do mundo inteiro. Sua morte na cruz é o preço da nossa salvação e nos dá a garantia da vida eterna.
O Arcebispo de Juiz de Fora (MG), Dom Gil Antônio Moreira, reflete sobre o significado da Sexta-feira da Paixão, destacando a importância da Adoração da Cruz na celebração da Paixão, que “se reveste de grande beleza e sentido de respeito e agradecimento ao Senhor que dá a vida pela salvação das pessoas humanas”. Este dia é um momento de penitência, jejum e abstinência, e um lembrete para pensarmos nos sofredores e nas cruzes que pesam sobre nossos irmãos
*Com informações de Mariangela Jaguraba, do Vaticano News.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




