O Pentágono declarou nesta segunda-feira (10/04/2023) que o aparente vazamento de documentos ultrassensíveis representa um risco “muito grave” para a segurança nacional dos Estados Unidos. Embora sem fazer comentários mais detalhados sobre a autenticidade dos documentos, Chris Meagher, assistente do secretário de Defesa para assuntos públicos, disse que alguns dos despachos são semelhantes aos usados pelo Pentágono para fornecer atualizações diárias aos funcionários de alto escalão do governo.
As fotografias dos documentos confidenciais foram descobertas há alguns dias no Twitter, Telegram, Discord e outras mídias sociais, assim como sites de chat. O Pentágono não sabe quando o vazamento começou e pode ser que vários documentos tenham circulado na internet durante semanas antes de atrair a atenção da mídia.
O porta-voz do Pentágono não comentou sobre a autenticidade das peças vazadas, mas afirmou que uma equipe do Departamento de Defesa estava trabalhando para determinar se os documentos são autênticos. No entanto, ele apontou alguns indícios de informações sensíveis.
Algumas das fotos parecem mostrar documentos em um formato semelhante ao usado para fornecer atualizações diárias aos funcionários de alto escalão responsáveis por operações relacionadas à Ucrânia e à Rússia, bem como outras atualizações de inteligência. Algumas das imagens parecem ter sido alteradas.
O vazamento abrange informações sobre adversários e aliados dos Estados Unidos, incluindo a guerra na Ucrânia e a situação em Israel. O Departamento de Justiça dos Estados Unidos abriu uma investigação para identificar quem está por trás desse vazamento.
A disseminação dessas informações ultrassensíveis na internet terá consequências para a confiança dos parceiros nos Estados Unidos e pode colocar em risco as fontes utilizadas pelos serviços secretos americanos, em particular na Rússia.
*Com informações da RFI.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




