Portais de abordagem e câmeras de reconhecimento facial contribuem para segurança da Micareta 2023 de Feira de Santana

O Governo da Bahia levou para a Micareta de Feira de Santana a mesma tecnologia utilizada na maior festa de rua do planeta: o Carnaval de Salvador. Aberta nesta quinta-feira (20/04/2023), com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, do vice-governador Geraldo Júnior, secretários de Estado e outras autoridades, a folia conta com oito portais de abordagens, 50 câmeras – 20 delas de reconhecimento facial – além das já instaladas na cidade, e quase 7 mil profissionais, entre policiais militares, civis, técnicos e bombeiros militares. Somente em segurança pública, foram investidos mais de R$ 8 milhões.

O superintendente de Tecnologia da SSP, coronel Marcos Oliveira, explicou que os portais de abordagem serão supervisionados pela Superintendência de Telecomunicações, para verificar efetivamente, além da presença de criminosos, o grau de funcionamento da operação e a correção de posturas dos policiais.

“Além disso, estamos trazendo para cá a tecnologia LTE, a mesma empregada em Salvador, que é a tecnologia de comunicação em banda larga e missão crítica para a Segurança Pública. Ela possibilita que o policial receba em tempo real os alertas vindos das capturas feitas pelas câmeras instaladas nos portais”.

O coronel destacou ainda que a Bahia é referência na segurança em grandes eventos.

“No último Carnaval, fizemos 79 prisões com essa tecnologia, graças às melhorias implantadas pelo Governo do Estado. Estamos ampliando isso para o interior do estado. Já tivemos até agora mais de 780 pessoas capturadas e a tendência é fazer com que essa tecnologia seja mais interiorizada”.

O superintendente de Telecomunicações da SSP, major Moisés Travessa, explica a tecnologia LTE.

“A ferramenta de comunicação entre a tecnologia e o homem é o rádio de comunicação, neste caso, o LTE. Uma tecnologia que oferece uma faixa exclusiva da Segurança Pública, criptografada, com a qual temos a certeza da qualidade da informação para o policial que está trabalhando na ponta”.

Quem precisa de segurança, como a vendedora ambulante Marcele Vieira, 46, apoia a tecnologia e a presença da polícia, especialmente para ela, que trabalha com dinheiro.

“Três anos sem micareta e a expectativa é muito grande, para que todo mundo venda direitinho. Sem segurança, não podemos trabalhar nem o folião pode curtir. Quem faz a segurança é a Polícia Militar, mas a gente também tem que fazer a nossa parte”.

O garçom Anderson Santos, 23, uns dos primeiros a passar pelos portais de abordagem, parabenizou o trabalho.

“Esse esquema de segurança feito pela Polícia, com a revista do folião, é muito importante. Faz a gente se sentir mais protegido”.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading