O ministro da Educação, Camilo Santana, ordenou a realização de um estudo para avaliar o impacto orçamentário do projeto de implantação da Universidade Federal do Sudoeste da Bahia, que será construída em Vitória da Conquista. A proposta foi apresentada em Brasília nesta quarta-feira (17/05/2023) pelo deputado federal Jorge Solla, do Partido dos Trabalhadores (PT).
A demanda tem sido discutida pela comunidade acadêmica há mais de dez anos e visa estabelecer uma universidade a partir do desmembramento do atual campus da Universidade Federal da Bahia (UFBA) conhecido como Anísio Teixeira, localizado na cidade.
Após o encontro, Solla afirmou que o ministro demonstrou grande interesse na criação de mais uma universidade na Bahia, em uma região de grande importância no sudoeste do estado, e por isso determinou a realização do estudo sobre o impacto financeiro do projeto.
Solla foi acompanhado por uma comitiva de deputados federais da bancada baiana, composta por Valdenor Pereira (PT), Lídice da Matta (PSB) e Alice Portugal (PCdoB), representantes do campo político progressista. Também estiveram presentes na reunião o reitor da UFBA, Paulo Miguez, o vice-reitor, Penildon Filho, o diretor do campus da UFBA em Vitória da Conquista, Márcio Oliveira, e a diretora do campus de Camaçari, Maiana Matos.
O projeto foi elaborado em 2014, mas ficou paralisado durante as administrações anteriores. O processo precisa ser analisado pela Casa Civil para ser transformado em um projeto de lei e, em seguida, ser apreciado pelo Congresso Nacional. A criação da Universidade Federal do Sudoeste da Bahia irá abranger cerca de 100 municípios e beneficiar até 2,5 milhões de pessoas que residem na região do estado.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




