Os 129 anos de fundação do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) foram completados no sábado (13/05/2023), mas a comemoração ocorre nesta terça-feira (16/05/2023), às 17 horas, na sede da entidade situada na Piedade, em Salvador. Na solenidade será presidida por Joaci Góes e conta com conferência do professor Aldo José Morais Silva (UEFS) sobre o tema ‘IGHB – uma instituição criada para entender e pensar a Bahia’, entrega da Medalha e do Diploma do Mérito Bernardino de Souza a cinco personalidades que prestaram serviços de relevância ao Estado da Bahia e ao povo baiano, homenagem aos associados falecidos e o lançamento da Revista IGHB 117/22.
Serão agraciados com a Medalha e o Diploma Bernardino de Souza, o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Adolfo Emanuel Monteiro de Menezes, o coronel do Exército Américo Adnauer Heckert, o presidente da Academia Baiana de Educação, Astor de Castro Pessoa, o professor e vereador Edvaldo Pereira de Brito e o desembargador Lidivaldo Reaiche Raimundo Britto.
A medalha leva o nome de Bernardino José de Souza, sergipano, etnógrafo, que foi professor de Geografia e História, além de diretor da Faculdade de Direito da Bahia. Autor de várias obras importantes, ficou mais conhecido na Bahia do que em sua terra natal. Seu nome está associado a um extenso acervo bibliográfico e a realizações empreendedoras, como as construções das sedes do IGHB e da Faculdade de Direito da Bahia, onde hoje funciona a OAB-BA.
Fundado em 13 de maio de 1894, o IGHB é a entidade cultural mais antiga do Estado, com 129 anos de funcionamento ininterrupto, e uma das instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). Possui a maior coleção de jornais, e o maior acervo cartográfico do Estado.
Na Biblioteca Ruy Barbosa e Arquivo Histórico Theodoro Sampaio estão milhares de títulos e imagens à disposição do pesquisador. O IGHB promove diversas atividades culturais e é o guardião do Pavilhão 2 de Julho, no Largo da Lapinha, onde estão os dois principais símbolos da maior festa cívica do país: o Caboclo e a Cabocla.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




