200 anos da Independência do Brasil na Bahia terá sobrevoos da Esquadrilha da Fumaça

200 anos da Independência do Brasil na Bahia terá sobrevoos da Esquadrilha da Fumaça.

A Força Aérea Brasileira (FAB) promoverá um sobrevoo de quatro aeronaves do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), popularmente conhecido como Esquadrilha da Fumaça, na cidade de Salvador-BA, no dia 2 de julho de 2023. A referida ação acontecerá às 8h30min, nos céus do Largo da Lapinha e à tarde, às 16h15min, na Praça do Campo Grande.

O evento será realizado em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia. Toda a população está convidada a assistir ao espetáculo que será realizado por um grupo formado por Oficiais e Graduados, utilizando as aeronaves A-29 Super Tucano.

O Super Tucano é um modelo de caça responsável pela garantia da segurança nas fronteiras do país. Trata-se de uma aeronave turboélice de ataque leve e treinamento avançado, que incorpora os últimos avanços em equipamentos eletrônicos e armamentos.

“Para nós, da Força Aérea Brasileira, é motivo de orgulho fazer parte destas celebrações, afinal, faz parte da história do nosso País e da bravura do povo baiano, liderados pelos combatentes da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro, nesta emblemática batalha”, afirma o Tenente-Coronel Daniel GARCIA Pereira, Comandante da Esquadrilha da Fumaça.

Além das apresentações em Salvador, a Esquadrilha da Fumaça fará sobrevoos em Brasília, às 9h40min, na Praça dos Três Poderes. Em seguida, a Esquadrilha segue para o Circuito Santos Dumont 150 anos, em que fará demonstrações em Guarantã do Norte (MT), Porto Velho (RO), Manaus (AM), Boa Vista (RR) e Colômbia, durante a F-Air – Feria Internacional Aeronáutica Y Espacial.

A agenda da Esquadrilha da Fumaça é divulgada mensalmente ou a cada dois meses, sendo necessária a solicitação formal com a antecedência mínima de quatro meses ao Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER). Todos os custos de material, logística e pessoal são cobertos pelo Comando da Aeronáutica.

O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA)

O EDA, mais conhecido como a Esquadrilha da Fumaça, tem por missão realizar demonstrações aéreas a fim de difundir, em âmbito nacional e internacional, a imagem institucional da FAB. Dessa forma, a Esquadrilha da Fumaça tem por objetivo aproximar os meios aeronáuticos civis e militares; marcar a presença da FAB nos grandes eventos no Brasil e no exterior; despertar nos jovens a vocação para a carreira aeronáutica civil e militar; e mostrar o trabalho de homens e mulheres que compõem os quadros da FAB.

Com mais de 3.800 demonstrações realizadas no Brasil e em 21 países, a Esquadrilha da Fumaça representa para milhares de pessoas a oportunidade de estabelecer contato, de maneira emocionante e inesquecível, com a Força Aérea Brasileira. Toda apresentação conta com sete pilotos em sete aeronaves. Cada posição de voo tem uma função específica. Um oitavo piloto fica em solo realizando a locução. Geralmente, a demonstração da Fumaça tem duração de 35 minutos e conta com cerca de 50 acrobacias.

200 anos da Independência do Brasil na Bahia terá sobrevoos da Esquadrilha da Fumaça.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141884 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário