Itália presta última homenagem a Berlusconi com funeral de Estado em Milão

Milhares de pessoas prestaram suas últimas homenagens nesta quarta-feira (16/06/2023) a Silvio Berlusconi, que morreu de leucemia na segunda-feira (12), aos 86 anos. O último adeus dos italianos a Berlusconi aconteceu durante um funeral com honras de Estado, que contou com a presença dos principais políticos do país, além de uma multidão de apoiadores.

O caixão de Silvio Berlusconi chegou sob aplausos em frente ao Duomo de Milão, onde telões gigantes foram instaladas para a multidão. Cerca de 9.000 pessoas, admiradores e fãs nostálgicos do Cavaliere se reuniram para prestar suas últimas homenagens.

Entre eles Gaia, de 18 anos, vestindo uma camisa do Monza, time comprado por Berlusconi em 2018.

“Ele era o presidente do meu clube e eu tive a honra de conhecê-lo. Ele sempre será lembrado como uma pessoa alegre, que estava sempre fazendo piadas. Quando o Monza subiu para a Série A, ele estava conosco, rindo. Senti que era meu dever estar aqui para lhe dar um último adeus”, afirmou à reportagem da RFI.

Toda a classe política presente em Milão

Na catedral, esteve presente toda a família política italiana, do passado e do presente. Além da atual chefe do governo, Giorgia Meloni, e seus dois vice-primeiro-ministros, o coro incluía Matteo Salvini, da Liga, de extrema direita, e Antonio Tajani, o número dois de seu partido, o Forza Italia.

O presidente italiano, Sergio Mattarella, também marcou presença. Os ex-chefes de governo Matteo Renzi, Paolo Gentiloni e Mario Draghi também viajaram para Milão. Muitos adversários políticos do homem que foi quatro vezes presidente do Conselho – cargo equivalente ao de primeiro-ministro – se reuniram para esse funeral de Estado. Os herdeiros políticos do Forza Italia, o partido que ele lançou em 1994 para tomar o poder e que hoje faz parte da coalizão do governo, também estiveram presentes.

“O Forza Italia é formado pelos valores que ele nos ensinou, valores que defenderemos e que a Itália precisa: ser bons europeus, economicamente liberais, mas também defender os valores cristãos. Por ele, seguiremos em frente, e unidos”, disse Alessandro Cattaeno, deputado do Forza Italia e número 2 do partido.

Entre os poucos dignitários estrangeiros presentes estavam o emir do Qatar, o xeique Tamim ben Hamad Al-Thani, o presidente do Iraque, Abdel Latif Rachid, e o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán.

Nesse dia de luto nacional, a Piazza del Duomo se assemelhava a um estádio de futebol. O caixão de Silvio Berlusconi foi devolvido à mansão do Cavaliere, uma propriedade gigantesca de 12 hectares, onde suas cinzas serão depositadas em um mausoléu.

*Com informações da RFI.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading