Bahia foi o estado mais contemplado com a chegada do sinal digital de TV em 2023

O ano de 2023 trouxe uma novidade para milhares de baianos: a chegada do sinal digital de TV. A Bahia foi o estado mais contemplado com a ativação da tecnologia entre janeiro e junho. Por meio do programa Digitaliza Brasil, do Ministério das Comunicações (MCom), 100 cidades baianas receberam o novo sistema de transmissão televisiva. A quantidade representa 23,9% dos 417 municípios existentes no estado.

Depois da Bahia, os estados mais contemplados – de janeiro a junho de 2023 – foram o Paraná, com 73 cidades; Santa Catarina, com 66, e Pernambuco com 53; além do Rio Grande do Sul, onde a transmissão em sinal digital foi iniciada em 52 municípios.

Ao longo desse ano, em todo o Brasil, o sinal digital de TV chegou diariamente a uma média de três municípios brasileiros que, até então, só contavam com a transmissão televisiva em sinal analógico. Ao todo, a tecnologia estreou na TV de moradores de 561 cidades só no primeiro semestre deste ano.

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, reforça que a meta é desligar o sinal analógico de TV em todo o País até dezembro de 2023: “queremos que todos os brasileiros tenham acesso à tecnologia – que além de melhorar a qualidade do som e imagem, possibilita a inserção de mais canais, diversificando a programação.”

Josefa Tais Sousa da Costa é moradora do município de Bananeiras (PB) e recebeu o kit de conversor digital em casa. Ela mesma fez a instalação, sem dificuldade, e conta a diferença que passou a ver na TV: “a imagem ficou muito melhor, mais colorida que antes e, além de tudo, sintonizou mais canais”. Assim como a política pública chegou à paraibana, o Digitaliza Brasil prevê que o sinal digital alcance, no total, as TVs de 23 milhões de brasileiros.

Conversores digitais

Josefa faz parte das 1,2 milhão de famílias cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico) – o sistema do Governo Federal que mantém o registro da população brasileira de baixa renda – que receberam gratuitamente os kits de conversores digitais desde que o Digitaliza Brasil foi implementado.

O equipamento é distribuído e instalado pela Entidade Administradora da Digitalização de Canais de TV e RTV (EAD), Seja Digital. A instalação dos conversores de sinal digital é essencial para quem não quer perder a programação com a nova qualidade de som e imagem, visto que a previsão para o desligamento do sinal analógico de TV em todo o País é dezembro de 2023.

O Digitaliza Brasil é financiado com recursos remanescentes do Leilão do 4G, realizado em 2014. Da sobra de R$ 1 bilhão, R$ 835 milhões foram destinados ao Digitaliza Brasil e parte desse investimento foi reservada para a distribuição de kits de conversores digitais à população cadastrada no CadÚnico.

Digitaliza Brasil

O programa Digitaliza Brasil foi instituído em 2021, por meio da Portaria Nº 2.524 – revogada este ano e incluída na Portaria de Consolidação nº 1/2023 –, para apoiar a conclusão do processo de digitalização dos sinais da televisão analógica terrestre no Brasil. Na época, o País tinha 1.638 municípios sem transmissão televisiva em qualidade digital. Posteriormente, outras 12 cidades foram incluídas, chegando ao total de 1.650 em 25 estados.

Pelo programa, o MCom publicou editais para convidar as prefeituras de cidades menores a aderirem à iniciativa e receberem, gratuitamente, a infraestrutura necessária (torre de TV e transmissor) para a ativação do sinal digital.

Ao todo, 1.568 foram habilitadas para receber a política pública, sendo que a tecnologia já foi implantada em 1.222 até o momento. Desse total, o estado que mais teve municípios beneficiados desde o início da implementação foi Minas Gerais, com 454 cidades. Em seguida, estão: Bahia (101), Paraíba (78), Pernambuco (75) e Paraná (73).

Canais Digitais

A Portaria Nº 2.524, que criou o Digitaliza Brasil, também simplificou a consignação de canais digitais, com o objetivo de garantir a continuidade da prestação do serviço em tecnologia digital. Em todo o Brasil, pouco mais de 6 mil canais qualificados foram consignados para operar em tecnologia digital, representando 99,9% do total.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading