Está em funcionamento, desde o dia 5 de junho de 2023, o novo Centro de Treinamento de Krav Maga Mestre Kobi em Feira de Santana (BA). Com a supervisão da Federação Sul Americana de Krav Maga, a maior organização de Krav Maga no mundo e a precursora do Krav Maga na América Latina, o novo CT já conta com turmas regulares de alunos que praticam a arte de defesa pessoal israelense.
À frente das aulas está o Professor Otavio Macedo, também habilitado pela Federação Sul Americana de Krav Maga. Ele explica que a nova sede dá a possibilidade de atender a crescente demanda do município.
“Cada vez mais pessoas – homens e mulheres, independentemente de idade ou preparo físico, têm procurado o Krav Maga para se defender da violência urbana”, constatou Macedo.
O professor explica que a modalidade foi criada na década de 40, por Imi Lichtenfeld, em Israel, para permitir a qualquer pessoa exercer o direito à vida.
“O Krav Maga é mundialmente reconhecido como arte de defesa pessoal e não como arte marcial ou prática esportiva”, lembra.
O Krav Maga oferece resposta a qualquer tipo de ameaça ou de agressão feita por uma ou mais pessoas, armadas ou desarmadas. As técnicas são simples, rápidas e objetivas e se baseiam nos movimentos naturais do corpo humano para atingir pontos sensíveis e vitais do corpo do agressor, como olhos, nariz, garganta, região genital, etc, para interromper a ameaça ou ataque.
O treino constante e ministrado por profissionais habilitados prepara o praticante para desenvolver, tanto as habilidades físicas, quanto sua capacidade mental de controlar o medo e suas reações. Emocionalmente, o Krav Maga forma pessoas mais atentas, seguras e autoconfiantes. Do ponto de vista físico, estimula a prática de exercícios, respeitando o limite de cada um. Ainda assim, há o estímulo para que os alunos se exercitem diariamente.
Benefícios do Krav Maga para as mulheres
Até mesmo em função do aumento da violência urbana, as mulheres já vêm adotando o Krav Maga como modo de mudar a sua relação com o medo. Hoje, 30% dos alunos da Federação Sul Americana de Krav Maga são mulheres. Quando as mulheres começam a praticar a modalidade, adquirem autoconfiança, aumentando o autocontrole nas situações de estresse e de violência e se capacitando para cuidarem de si e da sua família.
Os benefícios vão além. Mulheres costumam cuidar de muitas coisas ao mesmo tempo. Quando passam a praticar o Krav Maga, com um instrutor devidamente habilitado para isso, elas também se tornam mais focadas, menos distraídas e mais atentas, o que diminui o risco de ataques, pois a violência geralmente é voltada aos alvos mais fáceis. Além das melhorias na saúde física e, até mesmo na boa forma, essas mulheres também obtêm ganhos psicológicos, porque o Krav Maga dá a elas a sensação de controle frente às suas emoções.
Treine com quem está preparado para isso
O presidente da Federação Sul Americana de Krav Maga, o israelense Grão Mestre Kobi Lichtenstein (faixa-vermelha – 8º Dan), que aprendeu o Krav Maga com o criador da técnica, Imi Lichtenfeld, em Israel, e a trouxe para a América Latina em 1990, afirma que quando o praticante muda a sua relação com o medo e passa a controlar a sua reação frente às situações de estresse e perigo, ele deixa de ser uma vítima.
Hoje, civis e militares adotam o Krav Maga no mundo inteiro por sua eficiência em combate. E também por essa popularização da técnica é que se recomenda o treinamento com instrutores devidamente habilitados.
Ao longo destes anos, o Krav Maga Mestre Kobi vem sendo reconhecido mundialmente por preservar as raízes da modalidade como foi criada na década de 40. Ainda hoje, o método de prática e de ensino que Grão Mestre Kobi aplica é o mesmo criado por Imi Lichtenfeld e utilizado em Israel.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




