ONU condena ataque aéreo que matou 22 pessoas no Sudão

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, condenou o ataque aéreo que matou pelo menos 22 pessoas, neste sábado (08/07/2023), no Sudão.

Em declaração emitida pelo vice-porta-voz, Farhan Haq, o chefe da ONU expressou condolências às famílias das vítimas e desejou “pronta recuperação às dezenas de feridos.”

“À beira de uma guerra civil”

Segundo agências de notícias, o ataque com artilharia aérea foi realizado pelo exército sudanês, em Omdurman, cidade vizinha à capital Cartum, área dominada pelo grupo paramilitar Forças de Apoio Rápido, RSF.

O líder das Nações Unidas disse estar “profundamente preocupado” com o fato de o Sudão estar “à beira de uma guerra civil de grandes proporções, com potencial de desestabilizar toda a região”.

Ele citou também o aumento da “violência em grande escala” em Darfur e os relatos de novos combates nos Estados de Cordofão do Norte, Cordofão do Sul e Nilo Azul.

Desrespeito

De acordo com Guterres, “há um total desrespeito pelo direito humanitário e pelos direitos humanos que é perigoso e perturbador”.

Ele reiterou o apelo para que as Forças Armadas sudanesas e as Forças de Apoio Rápido interrompam os combates e se comprometam com o fim permanente da violência.

O chefe da ONU também pediu que ambas as partes cumpram suas obrigações sob o direito humanitário internacional e para com os direitos humanos, para proteger os civis e permitir a ação humanitária.

*Com informações da ONU News.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading