Nesta quarta-feira (26/07/2023), Feira de Santana celebra o feriado municipal em homenagem a Senhora Santana, padroeira da cidade. As comemorações tiveram início com o novenário, desde o dia 17, e culminam amanhã com a tradicional procissão, reunindo milhares de fiéis. A festividade tem raízes históricas profundas, remontando a eventos ocorridos ainda na capelinha dos Olhos D’Água, pertencente a Domingos e Ana Brandão, os primeiros residentes.
De acordo com o jornalista e pesquisador da história de Feira de Santana, Adilson Simas, a primeira referência oficial sobre a Festa de Santana data de 1868, mas os registros apontam para origens ainda mais antigas. A celebração, que inicialmente ocorria na capelinha do Padre Antonio Tavares, eventualmente se estabeleceu na Catedral Metropolitana, também conhecida como Igreja Matriz, cuja construção foi iniciada por padre Ovídio de São Boaventura e concluída por monsenhor Tertuliano Carneiro.
A Festa de Santana, ao longo do tempo, desenvolveu-se em duas vertentes: a religiosa e a profana. A parte religiosa envolve a novena e a procissão, atraindo um grande público para as celebrações. Já a vertente profana manifestava-se por meio dos bandos anunciadores, constituídos por jovens mascarados montados em cavalos, que percorriam as ruas da cidade fazendo o anúncio festivo. Além disso, destacavam-se a lavagem da igreja, dias antes da data comemorativa, e a levagem da lenha, uma tradição que acontecia na véspera da procissão.
A lavagem da igreja mobilizava homens, mulheres e crianças, que se dirigiam à igreja com latas e outros recipientes para realizar a limpeza do templo. Ao entardecer, acompanhados por músicos, eles seguiam em procissão pelas ruas com as latas na cabeça, marcando a devoção e a festividade. A levagem da lenha, por sua vez, consistia no transporte de lenha por várias pessoas, que a carregavam em direção a uma enorme fogueira acesa em frente à igreja.
A Festa de Santana continua a ser uma das celebrações mais importantes e queridas pela comunidade de Feira de Santana. A devoção e as tradições que acompanham essa festividade ancestral são um reflexo da identidade e história do município, unindo fé e cultura em uma manifestação única e especial.
Tradicional e popular
O evento religioso de Senhora Santana em Feira de Santana é uma das festas mais populares e tradicionais da região. Além da procissão e do novenário, outras atividades também marcam a comemoração, como a realização de missas e atividades culturais. A devoção a Senhora Santana é celebrada não apenas na cidade de Feira de Santana, mas também em outras localidades do Brasil, demonstrando a abrangência da devoção à padroeira.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




