Nesta segunda-feira (07/08/2023), Feira de Santana enfrenta um cenário delicado com 30 pessoas aguardando transferência para unidades hospitalares. Entre os pacientes que aguardam atendimento, destaca-se uma idosa de 75 anos que deu entrada na UPA Mangabeira há 11 dias e ainda aguarda a transferência para receber o tratamento adequado para úlcera dos membros inferiores, informa Governo Colbert Martins.
As vagas são disponibilizadas pelo Sistema de Regulação do Governo do Estado, gerido pela Secretaria da Saúde da Bahia (SESAB) e os pacientes encontram-se distribuídos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e policlínicas municipais. A situação é mais crítica na UPA Queimadinha, onde 15 pacientes aguardam regulação, seguida pela UPA Mangabeira, com sete pacientes, e pelas policlínicas municipais, onde outros oito pacientes esperam por transferência.
O Sistema de Regulação Estadual é uma ferramenta utilizada pelo Governo do Estado para garantir o acesso democratizado a vagas em unidades públicas hospitalares, levando em consideração critérios de gravidade e não apenas de proximidade. Os pacientes atendidos em unidades de urgência e emergência são avaliados e submetidos a exames laboratoriais ou de imagem, para determinar a necessidade de assistência hospitalar. Caso seja comprovada a necessidade, a regulação é solicitada para que o paciente possa receber a assistência adequada.
A espera por transferência hospitalar é uma questão sensível que afeta a qualidade do atendimento e o bem-estar dos pacientes e suas famílias. A falta de leitos hospitalares disponíveis pode gerar um impacto significativo na saúde e na vida daqueles que necessitam de cuidados médicos urgentes. É fundamental que o sistema de regulação seja eficiente e ágil para garantir que os pacientes recebam a assistência necessária no momento adequado.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




