Em um ambiente de aprendizado inovador, alunos do 2º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Maria Antônia da Costa, em Feira de Santana, vivenciam uma abordagem diferenciada para a matemática. Utilizando o laboratório de matemática e ciências da escola, os estudantes enfrentam desafios que requerem agilidade e raciocínio rápido, como responder questões de cálculo e utilizar o ábaco para apresentar resultados em um tempo limitado. A implementação de espaços semelhantes em 61 escolas municipais tem transformado a compreensão dos conteúdos matemáticos, tornando-os mais dinâmicos e atraentes.
A proposta visa desconstruir a ideia de que a matemática é uma matéria difícil e complexa, tornando-a mais acessível e interessante por meio de atividades práticas e envolventes.
“É tudo muito divertido, quero vir sempre aqui porque é mais legal e fácil de aprender assim”, comenta entusiasmada Maria Eduarda de Jesus Santos, aluna da escola.
Os laboratórios são equipados com uma variedade de recursos, incluindo ferramentas de cálculo, jogos didáticos matemáticos e diferentes tipos de balanças. O professor Caio Vinicius Santos destaca a presença da matemática tanto no ambiente escolar quanto no cotidiano, e utiliza o laboratório para oferecer experiências de aprendizado mais práticas e significativas.
“O uso do laboratório com materiais concretos faz com que eles consigam manusear e entender a sistematização de aspectos do mundo e no mundo, possibilitando que a aprendizagem torne-se ainda mais natural e significativa. Criando essa relação desde cedo, como nos anos iniciais do Ensino Fundamental, conseguimos trazer significado e sentido no uso da matemática para esses estudantes”, explica.
Para capacitar os professores da rede a utilizar esses recursos de forma eficaz, foram realizadas formações presenciais, com três encontros até o momento, e uma formação virtual está prevista para dar continuidade ao processo.
“Com o auxílio desses materiais, ampliamos as possibilidades, como a construção de um plano de ensino onde o estudante é o protagonista dos processos. Todo processo investigativo, resoluções, fórmulas e discussões coletivas passam pelo aluno”, destaca o professor Fernando dos Santos Alexandre, da área de matemática do Departamento de Ensino da Secretaria de Educação.
A iniciativa não apenas torna a matemática mais atrativa para os alunos, mas também promove um aprendizado mais envolvente, prático e participativo. Ao incorporar elementos concretos e lúdicos, a abordagem dos laboratórios de matemática ajuda a construir uma base sólida e positiva para o entendimento dos conceitos matemáticos desde cedo.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




