Aulas de matemática se tornam mais divertidas e envolventes com o uso de laboratórios em Feira de Santana

Os espaços inovadores não apenas engajam os estudantes, mas também capacitam os professores para uma abordagem mais prática.
Os espaços inovadores não apenas engajam os estudantes, mas também capacitam os professores para uma abordagem mais prática.

Em um ambiente de aprendizado inovador, alunos do 2º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Maria Antônia da Costa, em Feira de Santana, vivenciam uma abordagem diferenciada para a matemática. Utilizando o laboratório de matemática e ciências da escola, os estudantes enfrentam desafios que requerem agilidade e raciocínio rápido, como responder questões de cálculo e utilizar o ábaco para apresentar resultados em um tempo limitado. A implementação de espaços semelhantes em 61 escolas municipais tem transformado a compreensão dos conteúdos matemáticos, tornando-os mais dinâmicos e atraentes.

A proposta visa desconstruir a ideia de que a matemática é uma matéria difícil e complexa, tornando-a mais acessível e interessante por meio de atividades práticas e envolventes.

“É tudo muito divertido, quero vir sempre aqui porque é mais legal e fácil de aprender assim”, comenta entusiasmada Maria Eduarda de Jesus Santos, aluna da escola.

Os laboratórios são equipados com uma variedade de recursos, incluindo ferramentas de cálculo, jogos didáticos matemáticos e diferentes tipos de balanças. O professor Caio Vinicius Santos destaca a presença da matemática tanto no ambiente escolar quanto no cotidiano, e utiliza o laboratório para oferecer experiências de aprendizado mais práticas e significativas.

“O uso do laboratório com materiais concretos faz com que eles consigam manusear e entender a sistematização de aspectos do mundo e no mundo, possibilitando que a aprendizagem torne-se ainda mais natural e significativa. Criando essa relação desde cedo, como nos anos iniciais do Ensino Fundamental, conseguimos trazer significado e sentido no uso da matemática para esses estudantes”, explica.

Para capacitar os professores da rede a utilizar esses recursos de forma eficaz, foram realizadas formações presenciais, com três encontros até o momento, e uma formação virtual está prevista para dar continuidade ao processo.

“Com o auxílio desses materiais, ampliamos as possibilidades, como a construção de um plano de ensino onde o estudante é o protagonista dos processos. Todo processo investigativo, resoluções, fórmulas e discussões coletivas passam pelo aluno”, destaca o professor Fernando dos Santos Alexandre, da área de matemática do Departamento de Ensino da Secretaria de Educação.

A iniciativa não apenas torna a matemática mais atrativa para os alunos, mas também promove um aprendizado mais envolvente, prático e participativo. Ao incorporar elementos concretos e lúdicos, a abordagem dos laboratórios de matemática ajuda a construir uma base sólida e positiva para o entendimento dos conceitos matemáticos desde cedo.


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